15 de julho de 2010

Será que Kimi Räikkönen fará um retorno?

Quanto tempo durará o exílio da Fórmula 1? Quando ele deixou o esporte no fim da temporada passada para seguir uma carreira nos ralis, muitas pessoas pensaram que não era uma saída definitiva. O consenso geral era de que a entrada de Räikkönen no Campeonato Mundial de Rali era um namorico temporário e uma forma de se manter ocupado até uma vaga de alta qualidade abrisse na Fórmula 1.

A performance de Räikkönen com a equipe Citroën Junior tem tido altos e baixos em sua primeira temporada no WRC - ele teve dificuldades em alguns momentos mas já terminou dentro dos pontos duas vezes, com um oitavo lugar no Rali da Jordânia e um quinto lugar no Rali da Turquia. Ele se juntou a Carlos Reutemann como os únicos pilotos da história a marcar pontos tanto no WRC como na Fórmula 1.

Contudo, parece que o crescimento de Räikkönen de novato do rali a competidor sério para o título pode terminar antes de ter uma chance de florescer. As notícias nesta semana de que o vice-presidente automobilístico da Mercedes-Benz, Norbert Haug, viajou para a casa de Räikkönen na Suíça foi o combustível da última rodada de especulações sobre os planos de Räikkönen para o próximo ano.

Räikkönen deixou a Ferrari no fim de 2009, com a maior parte das pessoas esperando que ele se juntasse a Lewis Hamilton na McLaren. Mas as negociações com a equipe não vingaram e a McLaren então selecionou o atual campeão do mundo, Jenson Button. Räikkönen flertou com outras equipes - incluindo a Mercedes - e recusou uma oportunidade com a agora defunta equipe Toyota antes de decidir tentar o rali. Inicialmente, ele disse que o sabático da Fórmula 1 seria breve, mas seu sucesso recente o levou a ser mais vago sobre seus planos para o futuro nas semanas recentes.

Isto não parou o redemoinho de boatos que segue fazendo hora extra para encontrar uma vaga para Räikkönen em 2011. Não há dúvidas que com uma falta de pilotos experientes capazes de vencer corridas (e campeonatos mundiais) na Fórmula 1, quase qualquer equipe que pudesse atrair Räikkönen de volta à Fórmula 1 receberia um impulso incrível. Como disse o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, recentemente, a Fórmula 1 seria "mais rica" se tivesse Räikkönen de volta ao grid.

O ponto de aterrissagem mais provável para Räikkönen parece ser a Renault. A equipe foi forçada a assinar o inexperiente russo Vitaly Petrov como seu segundo piloto para Robert Kubica fora da temporada por causa de pressões financeiras e patrocínios independentes que Petrov traz à mesa. Mas Petrov tem tido dificuldades em se adaptar à Fórmula 1, deixando Kubica preso sem um parceiro sólido. Kubica e a equipe Renault têm dado passos significantes em semanas recentes e boatos de patrocínio aumentado podem significar que a equipe teria mais dinheiro para gastar para trazer um piloto veterano para substituir Petrov no próximo ano. Muitas reportagens da mída sugeriram que Räikkönen é seu objetivo principal.

Mas a viagem de Haug para encontrar Räikkönen cria um cenário interessante. Räikkönen e a Mercedes parecem estar loucos para trabalhar juntos novamente, após o contrato de Räikkönen com a McLaren falhar. Contudo, a equipe mudou de curso após Michael Schumacher ter anunciado o retorno de sua aposentadoria de três anos para pilotar na equipe. Mas o que parecia ser algo fácil para a Mercedes, acabou com um gosto amargo - Schumacher tem tido dificuldades para recuperar sua forma vencedora de campeonatos e tem se arrastado atrás de seu companheiro Nico Rosberg. A visita de Haug para Räikkönen poderia ser um sinal de que o retorno de Schumacher à Mercedes está perigando chegar a um fim inesperado.

Räikkönen poderia facilmente acabar tanto na Renault ou na Mercedes na próxima temporada. Ele poderia até terminar na Red Bull se as brigas internas atuais continuarem e Mark Webber acabar decidindo não voltar em 2011. Não importa onde ele termine, parece óbvio que Räikkönen é talentoso demais e uma mercadoria quente demais para não estar correndo numa equipe merecedora de um campeonato no próximo ano na Fórmula 1.

Fonte: blogs.bettor.com
Agradecimento: Julia
Tradução: Fran

Sem comentários: