15 de julho de 2010

Kimi Räikkönen: Um campeão de Fórmula 1 com fortes gens de rali

Para sua primeira pilotagem pela Alemanha, o finlandês vai usar o guia de viagens da ADAC

No verão de 2009, Kimi Räikkönen, o campeão mundial de Fórmula 1, se apaixonou com o rali, saiu de seu contrato para 2010 com a Ferrari e se juntou ao WRC.

Como sabemos, para um finlandês, o rali é a verdadeira coroa do automobilismo; um campeão mundial de rali é um verdadeiro heroi na Finlândia. Portanto, um título de WRC seria mais valioso para Kimi do que seu título de Fórmula 1.

"Em termos de esportividade, o rali é definitivamente o maior desafio até que eu saiba," disse Kimi no início da nova temporada. Ele adicionou: "Estou aprendendo tudo, mas quero saber até que ponto sou bom. Estou me familiarizando com um novo carro, com o rali, trabalhando com meu co-piloto - tudo." Ele certamente tem seu irmão mais velho Rami, que tem dirigido através das florestas do rali nórdico há anos, para apoio moral.

O frio Kimi Räikkönen - "Iceman" (Homem de Gelo), como seu chefe de equipe Ron Dennis o apelidou em 2004 - fez sua estreia no WRC em agosto de 2009 no Rali da Finlândia numa 'produção caseira', um Fiat Grande Punto S2000 (grupo N). Através dos bons esforços de seu patrocinador, a Red Bull, ele conseguiu uma vaga com a equipe Citroën Junior WRC para 2010.

Com seu co-piloto Kaj Lindström, Räikkönen tem quatro ralis WRC disputados e 14 pontos em seu Citroën C4 WRC. Em junho, no Rali da Lanterna na Itália, ele passou em seu teste de asfalto, visando o ADAC Rallye Deutschland (Rali da Alemanha - 19 a 22 de agosto de 2010). Com o Rali da Bulgária (7 a 11 de julho 2010) e o Rali da Alemanha chegando, seu chefe de equipe Benoît Nogier já marcou outro teste no cascalho e dois dias de testes para o ADAC Rallye Deutschland: "No Rali da Lanterna, Kimi chegou num surpreendente segundo na classificação geral. Isto é uma motivação poderosa para o Rali da Alemanha."

Antes de sua mudança da Fórmula 1, Räikkönen participou de oito grandes prêmios da Alemanha, mas ele não conhece nada das características do Rali da Alemanha em Trier. Já que há diversos pontos de interesse para conhecer, Kimi estava feliz em procurar Trier no guia de viagem ADAC. Ele comenta sobre o que sabe: "Neste momento, não tenho nem mesmo certeza do que esperar do Rali da Alemanha. Meus companheiros de equipe me dizem que é um rali extremamente diverso, com vários tipos de asfalto. Mas é exatamente o tipo de desafio que eu gosto no rali. É claro, eu também gosto de ver lugares novos, novas regiões, e conhecer pessoas novas. Tenho certeza que o Rallye Deutschland será realmente uma boa experiência."


Fonte: rallye-deutschland.de
Tradução: Fran

Sem comentários: