5 de outubro de 2010

A coragem de Kimi deixou uma boa impressão em Vatanen

Kimi Räikkönen pilotou 10 ralis WRC com o carro WRC da Citroën. Ele ficou fora dos pontos seis vezes, e em quatro ralis ele ficou dentro dos 10 melhores. Quando contamos suas saídas, os dedos de uma mão não são suficientes.

Ari Vatanen se tornou o primeiro campeão mundial de rali em 1981. O jovem Vatanen é lembrado como um talento promissor super-rápido que também saía da pista o tempo todo.

- Era por ter entusiasmo demais, e isto permaneceu comigo até o final da minha carreira - e ainda está lá não importa com o que eu fique entusiasmado, admite Vatanen.

Vatanen reflete sobre a pilotagem de Räikkönen nos ralis por sua própria experiência.

- Não há um observador sequer que possa dizer se Kimi fez certo ou errado quando mudou do rali para a F1. Kimi vive sua própria vida e só ele mesmo é responsável por si mesmo. Eu respeito muito a coragem de Kimi de deixar a F1 e assumir este risco enorme de mudar para o rali.

- Só para efeito de comparação; os pilotos de rali assumiriam um risco semelhante se fossem para a F1 e pilotassem na sessão de classificação do GP de Mônaco. Eles seriam motivos de piada. Kimi demonstrou que pode levar o carro de rali rapidamente do início ao fim.

- Há uma tendência tão grande de estrelismo na F1 que vai totalmente contra mudar dela para um esporte completamente novo. Para quem está de fora, só os resultados importam, mas só Kimi pode saber como se sente pilotando um carro de rali e como ele se sente longe dos agitados círculos da F1.

Vatanen está apontando os dedos contra aqueles que condenam a vontade de Räikkönen em tentar algo novo.

- É só um sinal de uma sociedade paternalista onde os espectadores dizem o que as pessoas podem ou não fazer.

Vatanen pensa que Räikkönen estava totalmente certo em iniciar sua carreira de rali em carros de ponta.

Kimi tem tanta experiência de pilotagem que seria uma perda de tempo ir pilotar Escorts velhos.

Vatanen admite imediatamente que não vê Räikkönen com uma chance de desenvolvimento tão grande que ele possa se tornar campeão no rali.

- Estamos falando sobre dois esportes completamente diferentes. É o mesmo que esperar que uma estrela do rugby se torne um artilheiro do futebol. Não é realista esperar que Kimi se torne um campeão no WRC. A verdadeira conquista seria se Kimi em algum momento conseguisse um pódio no WRC.

Sébastien Loeb conquistou o mundo do rali melhor do que qualquer outro antes dele. Vatanen, que mora na França, brinca que na verdade estamos falando sobre uma família chamada Löppönen, de Saarijärvi, na Finlândia, que se mudou para a França e mudou seu sobrenome de Löppönen para Loeb.

- Sébastien é um piloto magnífico, mas a verdade é que seu sucesso também é devido à falta de competição. Na prática, o único concorrente de Loeb era Marcus Grönholm, e quando ele se aposentou, Loeb fez o que sempre quis.

- Não acredito que o sucesso de Loeb teria sido tão grande durante outra era no rali quando haviam muito mais equipes montadoras, carros vencedores e pilotos de ponta como hoje em dia.

Loeb é o esportista mais popular na França, mas de acordo com Vatanen, o status do rali não é tão grande na França como é na Finlândia.

Turun Sanomat
HEIKKI KULTA

Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: