Como resultado, equipe austríaca conquista o campeonato de construtores
Uma corrida chata, apimentada com a intervenção do safety car marcou o domínio da Red Bull no GP do Brasil de F-1. A equipe austríaca fez uma dobradinha em Interlagos e empurrou a decisão do Mundial de Pilotos para Abu Dhabi _o de Construtores ela garantiu neste domingo.
Sebastian Vettel e Mark Webber, nesta ordem, superaram a Williams do pole Nico Hulkenberg logo na primeira volta e dispararam na frente, enquanto o alemão segurava os rivais. Com uma boa diferença, o duo apenas administrou o resultado até o fim, mesmo com uma última pressão de Fernando Alonso, que completou o pódio com a Ferrari.
Este resultado faz Alonso ir para Abu Dhabi com 246 pontos, contra 238 de Webber, 231 de Vettel e 222 de Lewis Hamilton, o quarto colocado com a McLaren. Ou seja: quatro pilotos chegam na última prova com chances de título, pela primeira vez desde 1986.
Jenson Button, no outro McLaren, e Nico Rosberg, da Mercedes, formaram o "top 6", com Michael Schumacher (Mercedes), Nico Hulkenberg (Williams), Robert Kubica (Renault) e Kamui Kobayashi (Sauber) completaram a lista dos dez primeiros em Interlagos.
Aos brasileiros, o azar: Rubens Barrichello, 14°, teve problemas no primeiro pit e um pneu furado após um toque com Jaime Alguersuari; Felipe Massa também teve problemas nos boxes e ficou em 15°, vom Bruno Senna em 21°, duas voltas atrás, e Lucas di Grassi em último.
Corrida em detalhes
Como era esperado, Vettel fez uma boa largada e tomou a ponta, com Webber ultrapassando o pole Hulkenberg no fim da reta oposta. Alonso, na volta seguinte, se valeu de um erro de Hamilton para ser quarto. A partir de então tomou uma "canseira" de Hulk, que não o deixava passar.
A ultrapassagem aconteceu após sete voltas de prova, mas o estrago estava feito: Alonso estava sete segundos atrás do segundo, Webber. E, como Hulkenberg segurava todos os pilotos que vinham atrás, muitos passaram a alterar a estrategia, como Button e Massa que teve um problema com a roda e foi obrigado a parar de novo.
Na janela de pit stops, Hulkenberg virou abóbora e caiu para décimo, enquanto Vettel, Webber e Alonso sumiam na frente de Rosberg, o quarto. Sem muitas ultrapassagens (apenas em retardatários), a corrida seguiu monótona, com todos de olho no cronômetro. E a Ferrari vendo Alonso ficar cada vez mais distante dos líderes.
Mais atrás, Barrichello tentou atacar Alguersuari pela 13ª posição e um toque furou o pneu dianteiro esquerdo, arruinando sua performance. Tirando isso, nada de excitante até a volta 50, quando Liuzzi bateu na saída do "S" do Senna e tratou de reaproximar o pelotão. A intervenção durou quatro voltas.
E o reinício viu Vettel cravar logo a melhor volta da prova, em 1min14s901. Na 60ª passagem, o alemão fez 1min14s396, abrindo 4s4 para Webber. A disputa pela melhor volta, sim, estava itneressante, com Alonso e Hamilton duelando no fim com pneus mais novos. Alonso até conseguiu chegar, mas era muito tarde para passar Webber. Com isso, a decisão ficou para Abu Dhabi.
Final:
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 71 voltas em 1h33min11s803
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s2
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 6s8
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes),a 14s6
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 15s5
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 35s3
7°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 43s4
8°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
9°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1 volta
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
12°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
17°. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari), a 1 volta
18°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
21°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
22°. Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth), a 6 voltas
23°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 9 voltas
Não terminou
24°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 49 voltas
Fonte: Tazio
7 de novembro de 2010
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1 comentário:
Hola!
RB escuderia campeona del mundial!!!! Esto se pone muy emocionante.
Saludos,
Ricard
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