13 de setembro de 2010

Whitmarsh admite erro de Hamilton na Itália, mas diz: "Não quero mudá-lo"

Martin Whitmarsh reconheceu o erro de Lewis Hamilton no GP da Itália. No entanto, o chefe de equipe da McLaren deseja que o britânico mantenha seu estilo agressivo nas pistas

Em Monza, Lewis Hamilton teve todas as chances para ampliar sua liderança no Mundial de Pilotos. Mas a expectativa de um bom desempenho do carro de número 2 da McLaren durou apenas algumas curvas. Tudo porque o britânico forçou uma ultrapassagem sobre Felipe Massa e danificou a suspensão dianteira direita do bólido, decretando o final da prova e consequentemente, o adeus à liderança do campeonato.

Mais tarde, o campeão mundial de 2008 assumiu a responsabilidade total pelo erro cometido no GP da Itália. Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren, seguiu o discurso de Lewis e admitiu sua falha nos instantes iniciais da prova. Entretanto, o dirigente descartou querer mudar o estilo agressivo do piloto.

“Isso é Lewis Hamilton. Ele é um piloto agressivo, que ao ver o replay em câmera lenta no conforto de uma poltrona, provavelmente não desejaria ter feito isso, e nós também”, salientou Whitmarsh, que revelou sua admiração pelo trabalho desempenhado pelo britânico de 25 anos. “Mas isso é ser um piloto de corridas. Não quero mudar Lewis Hamilton. Acho que ele é um grande produto, um grande ser humano e está sendo um grande piloto”, emendou.

Martin contou os momentos de angústia vividos por Hamilton logo após o abandono da prova em Monza. A caminho do motorhome da McLaren no circuito italiano, o piloto preferiu não tirar o capacete, provavelmente, para esconder a frustração estampada em sua face.

“Sabia que Lewis estava em seu quarto e que ele estava lá por algum tempo. Fui falar com ele, teve tempo para refletir sobre isso, discutimos o que aconteceu e vamos aprender com isso”, revelou Whitmarsh, que ressaltou ainda que a motivação é fundamental para que o piloto dê a volta por cima na próxima etapa do Mundial.

“O importante é que Lewis pule da cama pela manhã, vá treinar, foque em Cingapura e faça o trabalho lá. E ele fará”, comentou. “Tanto ele quanto nós gostaríamos que ele tivesse feito algo diferente naquela curva, mas vamos agora nos concentrar em Cingapura, ter o carro rápido e focar em bater outras pessoas”, complementou o chefe de equipe.

Whitmarsh destacou também a obstinação do jovem piloto na busca pela evolução na carreira. “Lewis é duro consigo mesmo. Ele está se esforçando para ser perfeito, se esforçando para ser o melhor piloto do mundo, e quando não se faz algo do jeito que ele gostaria, se arrepende. Mas são milímetros e centímetros na pista em alta velocidade e alta adrenalina que fazem a diferença entre o herói e o vilão.”

O britânico lamentou o ocorrido com Hamilton no GP da Itália, o que resultou na perda de liderança do Mundial de Pilotos. Entretanto, a diferença de pontos nos dois campeonatos foi considerada nula pelo dirigente. “Poderíamos estar liderando os dois campeonatos, mas não estamos. Estamos cinco pontos atrás no campeonato de pilotos e três no de construtores, mas não é nada”, encerrou Martin.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: