22 de setembro de 2010

Transporte no GP do Brasil deve dobrar neste ano

Transporte de quase 900 toneladas exigirá sistema de desmontagem especial

As duas últimas corridas do Mundial de F-1 de 2010 terão um intervalo de apenas uma semana. No dia 7 de novembro os pilotos disputam o GP do Brasil em Interlagos e, no dia 14, a prova de Abu Dhabi.

Dessa forma, os organizadores do GP Brasil criaram uma nova logística para atender os interesses das equipes e dirigentes da FIA e FOM. Dois voos especiais farão a conexão entre São Paulo e Abu Dhabi, saindo de Cumbica na madrugada de segunda-feira, dia 8 de novembro.

O transporte de quase 900 toneladas de equipamentos exigirá um novo sistema de desmontagem no autódromo e o embarque a partir do aeroporto de Viracopos em voos de empresas especializadas em grandes operações de carga.

O diretor-executivo da TAM Viagens, Sylvio Ferraz, explica que dois aviões - um A340 e um A330 - transportarão respectivamente 286 e 220 passageiros de São Paulo para Abu Dhabi, em vôos de cerca de 15 horas de duração.

"Estamos muito satisfeitos em poder participar de um projeto de logística da F-1", explica Sylvio, lembrando que, durante a Copa do Mundo, também organizou voos fretados para Johanesburgo, na África do Sul.

Quanto ao transporte do material que sairá de Interlagos haverá mudanças em relação aos outros anos. O equipamento das equipes na área de boxes e a estrutura das emissoras internacionais de televisão deverão ser desmontados ao mesmo tempo, logo após a prova, já que os três primeiros voos cargueiros devem sair de Viracopos até o começo da manhã de segunda-feira.

Para isso, serão necessárias duas vezes mais caminhões do que em 2009 e o número de carregadores também deve dobrar. Em 2009, a prova de Abu Dhabi foi disputada duas semanas depois da corrida de Interlagos.

Segundo a orientação da Formula One Management, todo o equipamento para a última corrida do ano deverá estar disponível para as equipes a partir de quarta-feira, dia 10 de novembro, no circuito de Abu Dhabi.


Fonte: Tazio

Sem comentários: