24 de setembro de 2010

Retorno de Kimi surpreenderia seus companheiros de corrida

Há um ano, após o GP de Cingapura, a Ferrari anunciou que eles quebrariam o contrato assinado com Kimi Räikkönen para esta temporada. Agora, no paddock em Cingapura, as pessoas estão comentando sobre a possibilidade de Räikkönen retornar do rali à F1 em 2011.

O Turun Sanomat perguntou a pessoas que trabalharam e correram com ele sobre suas chances.

Peter Sauber era o chefe da equipe que contratou o talento finlandês de 21 anos diretamente da Fórmula Renault à F1 em 2001. Sauber levantou suas mãos quando perguntei a ele o quão realista era a ideia do retorno de Räikkönen à F1.

- Não tenho absolutamente nenhuma ideia, eu realmente não sei. É claro que poderia ser possível após um ano no rali. Senão, eu mesmo não teria contratado Nick Heidfeld.
- Pessoalmente, eu ficaria muito contente se Kimi voltasse. Eu gosto daquele cara. Ele é tão diferente e talentoso, disse Sauber.

Heidfeld foi o primeiro companheiro de equipe de Räikkönen. Como ele reage às conversas sobre o possível retorno de Kimi?

- Se Kimi quisesse tenho certeza que ele poderia fazê-lo sem nenhum problema de se ajustar. Eu mesmo fiquei um tempão fora e acredito que eu possa fazê-lo também.

- De qualquer modo, Kimi ter ficado um ano longe não é o mesmo que Michael Schumacher ter ficado três, disse Heidfeld.

Jenson Button foi um dos jovens talentos que a família Robertson trouxe à F1 junto com Räikkönen. Button não acha que ainda verá seu companheiro de corridas nas pistas de GPs.

- Eu não acho que Kimi gosta deste esporte tanto para querer retornar. Pelo menos não parecia assim no ano passado. Também seria difícil porque Kimi iria querer é claro pilotar um carro bom.
- Kimi parece gostar do rali e ele voa até lá às vezes. Mas se o próprio Kimi quisesse retornar, acho que não teria problemas com isso, ele pilotaria exatamente como antes, diz Button.

Chris Dyer trabalhou como engenheiro de corrida de Räikkönen na Ferrari, quando a dupla fez milagres em 2007 ao vencer o WDC.

O estrategista da Ferrari conhece as habilidades e talento de Räikkönen para se adaptar, mas pelo outro lado, ele também sabe de seu amor pelo rali.

- Seria uma surpresa se Kimi voltasse à F1. Você pode ver em seu rosto o quando ele gosta do rali. Acho que os agentes estão mais interessados no retorno do que ele.

- Em si mesmo, o retorno de um piloto do nível de Kimi seria fácil. Um ano não é muito. Também seria uma vantagem para ele quando os outros têm que se acostumar aos novos pneus Pirelli. E Kimi também já sabe usar o botão de KERS bem.

E a atitude de Räikkönen em relação à pilotagem na F1?

- Eu nunca notei, em nenhum momento, que Kimi parecesse menos interessado do que de costume. Ainda assim, não importa. Conheço Kimi tão bem que sei que ele vai fazer exatamente o que ele quer no ano que vem e não quero começar a adivinhar para um lado ou para o outro, disse Dyer.

Fernando Alonso balançou a cabeça quando questionado sobre as chances de Kimi retornar.

- Não tenho a menor ideia. Nós pilotos sempre queremos fazer o que achamos melhor para nós.

Felipe Massa teve a mesma opinião.

- Kimi parece gostar mais do rali do que da F1. Pessoalmente, eu nunca iria para o rali. Não me atrai. Só o próprio Kimi sabe o que ele quer, disse Massa.

Robert Kubica, da Renault, pode se tornar o companheiro de equipe do finlandês caso ele decida voltar à F1.

- Qualquer coisa é possível na F1. Se Kimi decidir voltar tenho certeza que todo mundo vai fazer ele se sentir bem-vindo de novo. Não seria difícil para ele se adaptar a tudo isso de novo, porque o rali é completamente diferente.

- Mas não sei sobre os planos de Kimi. Se eu fosse Kimi, eu ia querer ficar no rali, mas eu não digo isso porque quero que ele fique longe, eu digo porque eu sei como é ótimo um carro WRC e pela minha natureza, se fosse Kimi eu escolheria o rali.


Nico Rosberg, que testemunhou de perto a dificuldade de Schumacher em seu retorno, tem certeza que Kimi não teria problemas se voltasse.

- Sei que Kimi gosta de pilotar carros de F1. O retorno certamente seria muito fácil. Se Kimi aceitaria que ele não ganharia tanto dinheiro como está acostumado, é uma coisa diferente. Se ele exigir o mesmo salário de antes, acho que não veremos mais ele por aqui, diz Rosberg.


Webber não acredita na possibilidade de Kimi retornar à F1.

- Kimi já aprendeu muito no rali. Tenho certeza de que seria melhor para ele aproveitar isso no ano que vem, porque ele não gosta das tarefas que temos que realizar na F1 fora das pistas. No rali, Kimi já percorreu metade do caminho.

- Tenho certeza que Kimi gostaria de pilotar carros de F1, mas no fim do dia eu não acho que isso o motive da mesma forma que antes, pensa Webber.

- Eu amo rali, e sempre acompanhei. É tão difícil. Eu sei o que significam as notas - e nossa... não estou rindo nem um pouco das dificuldades que Kimi tem tido, disse Webber.


Vettel é direto e diz que sente falta de Räikkönen e quer ele de volta.

- Pessoalmente, eu ficaria realmente feliz se Kimi pilotasse na F1 de novo. Eu acho que ele é um dos melhores pilotos e um dos meus verdadeiros favoritos de toda a galera da F1.

- Um ano no rali não tirou um centímetro da competitividade de Kimi. Eu acho que Kimi vai voltar se ele tiver 100% de chance de lutar pelo WDC, diz Vettel.

Heikki Kovalainen também ficaria contente se Kimi voltasse.

- Seria legal ver como ele iria ainda. Um ano no rali não prejudica se Kimi estiver motivado para pilotar na F1. É claro que também depende de que tipo de carro ele conseguiria porque parece que todas as equipes de ponta estão fechadas. Tenho certeza de que Kimi tem desafios mais do que suficientes no rali também se ele decidir ficar por lá.

Aki Hintsa, da McLaren, que também já foi o médico da família de Räikkönen é impiedoso ao falar de linha do tempo.

- Se Kimi for voltar, ele deve voltar agora. Seria possível ainda em 2011, mas depois disso ele não tem chances. O trem parte e ninguém o alcança. Você pode ver isso no retorno de Michael Schumacher. Kimi não ficou longe o mesmo tempo que Schumi. Ainda seria diferente, diz Hintsa.

- O fator crucial é que não há nada que nenhum de nós possamos fazer quando se trata de idade humana - não importa o quão talentoso você seja. Quanto mais você passa dos 30 anos, mais sua velocidade de reação diminui e a habilidade de aprender algo novo se torna cada vez mais difícil. Há algo novo nestes carros o tempo todo, então a equação muda e quanto mais muda, mais é menos, resume Hintsa.

Turun Sanomat, Cingapura
HEIKKI KULTA

Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: