23 de setembro de 2010

Dupla da McLaren critica sistema de medalhas proposto por Ecclestone

Lewis Hamilton rejeitou veementemente a ideia de Bernie Ecclestone quanto ao sistema de medalhas na F1. Jenson Button acredita que tais medidas trariam problemas aos times novatos

Horas após Bernie Ecclestone voltar a defender o polêmico sistema de medalhas na F1 proposta que foi rejeitada por unanimidade pelo pela FIA em março de 2009 , Lewis Hamilton e Jenson Button recusaram de maneira enfática a ideia do dirigente britânico.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23) em Cingapura, Hamilton deixou de lado o apreço por Ecclestone e rejeitou a ideia do mandatário da F1. “Eu me dou muito bem com Bernie, mas discordo dele. Todo mundo tem suas próprias opiniões, mas não concordo com a ideia da medalha de ouro”, declarou o vice-líder do Mundial de Pilotos.

O piloto disse que, independente do sistema de pontuação vigente, que a vontade de vencer será sempre a mesma. No entender de Lewis, uma mudança nas regras não teria influência na busca por bons resultados.

“No final do dia, estamos pisando fundo o quanto podemos para vencer as corridas. Não importa se você nos der uma medalha de ouro ou um troféu. Queremos ganhar mais do que qualquer coisa. Assim, mesmo se você nos der uma medalha de ouro, estaríamos fazendo exatamente o que estamos fazendo agora. Não faria qualquer diferença”, salientou Hamilton.

“Não acho que [esse critério] reflete de maneira verdadeira o desempenho de alguém. Por exemplo, se a Red Bull não tivesse enfrentado tantos problemas no carro durante o ano, eles teriam conquistado o campeonato muito antes e poderíamos muito bem ter voltado para casa”, lembrou Hamilton, sinalizando que a ideia de Bernie só beneficia a uma equipe com rendimento muito além das adversárias.

Por sua vez, Button ironizou a declaração de Ecclestone, que afirmou que o campeonato poderia ser mais emocionante caso sua ideia seja adotada pela categoria. “Sim! Não acho que foi uma temporada interessante para todos!”, falou o atual campeão mundial.

Jenson entende que o sistema proposto só é vantajoso para os carros que disputam as primeiras posições. “Falando sério, acho que para os três primeiros, é emocionante, quando você está bem na frente, poderia ser realmente emocionante”, comentou.

O piloto da McLaren recordou sua supremacia na temporada passada, quando venceu seis das sete provas iniciais e disparou na liderança do Mundial. “No ano passado, adoraria poder ter ficado de fora nas últimas corridas e estar em três meses de férias, mas neste ano foi tão apertado e tem sido uma temporada fantástica. O sistema de pontos tem funcionado”, confirmou.

Button também se atentou às equipes novatas, que poderiam enfrentar problemas, uma vez que é notória a dificuldade das escuderias estreantes em obter um bom resultado. “O problema é também para as equipes menores. Se existe um sistema de medalhas, provavelmente quatro ou cinco equipes neste ano não teriam conseguido uma medalha, e isso é realmente difícil para várias equipes do grid”, completou o piloto do carro de número 1.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: