26 de setembro de 2010

Webber revela preocupação com estratégia, mas celebra terceiro lugar

Mark Webber admitiu ter questionado a equipe sobre a parada nos boxes durante a primeira entrada do safety-car, mas disse ter ficado tranquilo ao ser ver em nono antes da relargada

Mark Webber conseguiu um importante resultado rumo ao título da temporada 2010 da F1. O australiano terminou o GP de Cingapura, neste domingo (26), na terceira posição, ficando 11 pontos na frente de Alonso na classificação do Mundial.

Para chegar ao pódio, o piloto da Red Bull precisou arriscar ao fazer a parada nos boxes logo na primeira aparição do safety-car – enquanto os demais concorrentes ao título permaneceram na pista – e depois se envolveu em um acidente com Lewis Hamilton, que forçou o abandono do piloto inglês.

Webber revelou que teve dúvidas quanto à efetividade da estratégia de realizar o pitstop ainda nas primeiras voltas, mas que as questões foram sanadas ao se ver na nona posição assim que o pelotão se reuniu atrás do safety-car.

“O começo foi muito bom, graças à equipe e a Vettel, que também ajudou, conseguimos manter um bom ritmo. Depois, a entrada do safety-car atrapalhou um pouco porque tivemos que pensar na estratégia. Questionei a equipe [sobre fazer a parada], vi que teríamos dificuldades ali e quando nos agrupamos atrás do safety-car percebi que a posição não era ruim”, contou.

Webber também explicou o que aconteceu na relargada da volta 36, ao ficar encaixotado atrás dos carros da Virgin e acabar sendo tocado por Hamilton, que abandonara logo em seguida à frustrada tentativa de ultrapassagem.

“É difícil ter uma largada limpa quando você está em torno de muita gente. Foi complicado tentar passar por eles e depois o Hamilton infelizmente teve um contato comigo. Acho que foi uma batida parecida com a que teve com Felipe”, explicou o piloto australiano ao lembrar o acidente semelhante entre Hamilton e Massa no GP da Itália.

O líder do campeonato admitiu ter ficado preocupado com o estado do carro no final da corrida, dizendo que o acidente poderia ter causado problemas no Red Bull. “Acho que poderia ter acontecido com o pneu da frente do meu carro também. Infelizmente, houve esse contato com Hamilton e não tive tempo suficiente para evitá-lo. Depois tive um problema de vibração no carro, mas conseguir trazê-lo até o fim”, afirmou.

Mark Webber finalizou dizendo ter ficado contente por terminar a corrida na terceira posição no que considerou uma das etapas mais complicadas. “Eu estou feliz com o terceiro lugar. Tem sido um final de semana bem difícil para mim, talvez o mais complicado do ano. Eu não me senti mega confortável aqui e estou feliz em como foi a corrida”, encerrou.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: