14 de setembro de 2010

Räikkönen procura Renault para retorno à F1 na temporada de 2011

Kimi Räikkönen deve voltar ao cockpit de F1 na temporada de 2011 e o retorno à categoria deve acontecer por meio da Renault

Kimi Räikkönen renovou o interesse em retornar à F1 e o caminho pode ser por meio da Renault em 2011. A informação é da revista inglesa 'Autosport' nesta terça-feira (14). Atualmente, o finlandês disputa o Mundial de Rali pela equipe da Citroën depois de ter deixado a Ferrari no ano passado.

Embora a permanência de Räikkönen no WRC pareça confirmada para a próxima temporada, a equipe francesa, que já firmou novo acordo com Robert Kubica para os próximos anos, já havia manifestado interesse no campeão de 2007. Mas o fato novo é que, agora, o interesse partiu do próprio Kimi.

Segundo fontes da publicação inglesa, a boa performance do time gaulês no GP da Bélgica, disputado no mês passado, seduziu Raikkonen, que procurou a direção da escudeira com objetivo de sondar um possível retorno. Não está claro, porém, se o nórdico conversou pessoalmente com a Renault ou se aproximação se deu por meio de empresários, de acordo com a 'Autosport'.

Apesar de satisfeito no rali, Raikkonen nunca descartou a F1 e sempre insistiu em dizer que a volta à categoria estava atrelada à possibilidade de guiar um carro competitivo. Ainda segundo o site da revista inglesa, entretanto, a equipe francesa não tem pressa para firmar um acordo com o finlandês, já que ainda acredita em um desempenho melhor de Vitaly Petrov no restante da temporada deste ano.

Eric Boullier, chefe de equipe da Renault, confirmou o interesse de Räikkönen e foi além. O dirigente revelou que o finlandês está, sim, na disputa por uma vaga no time para o próximo ano.
"É verdade que, passado o verão, surgiram algumas opções e o piloto mencionado [Räikkönen] está na disputa agora", afirmou Boullier à 'Autosport'. "E isso aconteceu porque ele entrou em contato conosco", confirmou.

O dirigente já disse anteriormente que a permanência de Petrov na equipe dependia do desempenho do russo. Quando questionado sobre o que o estreante precisava fazer para convencer a Renault de que é uma opção melhor que Raikkonen, Boullier respondeu: "Ele não está muito longe de ser honesto."

"Ainda é muito complicado para ele ter um fim de semana completo e irrepreensível, e é nisso que ele precisa trabalhar", disse. Mas a presença de Vitaly no time traz a possibilidade de acordos comerciais na Rússia, e Boullier admitiu que uma eventual contratação de Raikkonen vai provocar uma mudança de estratégia da Renault.

"Teríamos de fazer uma mudança de estratégia. E isso não é questão de personalidade ou de se ter alguém com um título mundial. Você sempre trabalha de maneira diferente quando se tem um novato. Mas precisamos pensar sobre isso. A prioridade agora é Vitaly e ver como ele evolui até o final do ano. Se estivermos convencidos de que é o melhor caminho, então vamos mantê-lo no time. Essa é a primeira opção. Mas existem outras e uma delas é Kimi", acrescentou.

Boullier ainda ressaltou que a confirmação da dupla de pilotos da equipe para 2011 deve acontecer antes do final da temporada.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: