7 de setembro de 2010

Kimi retorna à terra do sol nascente

O lugar: Japão. O ano: 2005. O GP do Japão em Suzuka, a aproximadamente 1000 km sul da base do Rali do Japão em Sapporo, foi uma vez o cenário de uma das vitórias de tirar o fôlego de Kimi Räikkönen


Após uma sessão de classificação chuvosa, Kimi largou em 17º no grid. Então, ele trilhou seu espetacular caminho pela pista para ultrapassar o líder na volta final. Foi como no filme "Days of Thunder" (Dias de Trovão).

Kimi vai precisar de outra performance de estilo de Hollywood neste fim de semana no Japão agora que ele mudou para o rali, mas ele é realista o suficiente para saber que não haverá vitória de conto de fadas desta vez. Na verdade, simplesmente chegar ao final dos notoriosamente difíceis e especializados estágios do Rali do Japão será um trunfo por si só.

O desafio é enorme: haverá lama e áreas de freagem escorregadias, sobre estradas tão rápidas e estreitas que nenhum erro fica impune. Para um iniciante absoluto - e este será apenas o nono evento de Kimi no WRC no carro Red Bull Citroën C4 WRC - o Japão é um dos ralis mais difíceis de dominar. O clima raramente ajuda: afional, a ilha de Hokkaido é uma área de esqui que fica na mesma latitude da Sibéria. Óculos escuros provavelmente não serão necessários este fim de semana.

"Certamente será muito diferente ao GP do Japão, que é minha única outra experiência no Japão!" disse Kimi. "Temos que tomar realmente muito cuidado aqui: parece tão fácil cometer um erro, e também o nível de aderência deve ser bastante inconsistente - o que não é uma coisa fácil de se acostumar, particularmente quando você vem de um passado nos circuitos. Quando vencemos o GP do Japão de 2005, foi certamente difícil, mas não há dúvidas de que isto vai ser ainda mais difícil. Fora isso, eu realmente não sei o que esperar, então nossa prioridade é chegar ao final. Quando você tem ralis tão especializados como este, se torna ainda mais importante ter experiência nas estradas."

Precisão é o nome do jogo no Japão, e uma pessoa que certamente pode ajudar Kimi com isto é o homem sentado a seu lado: o co-piloto Kaj Lindström. Kaj competiu no Rali do Japão só uma vez antes, mas ele almeja se certificar que nenhuma de suas precisas notas de ritmo se percam na tradução nos estágios ao redor de Sapporo.

"Acho que este vai ser um dos ralis mais difíceis que enfrentaremos o ano todo," disse Kaj. "Também é uma ótima oportunidade para construir sobre o trabalho que temos feito com as notas de ritmo, que têm que ser absolutamente exatas no Japão. Conseguir fazer as notas certas é sempre uma das coisas mais difíceis para qualquer piloto de corrida se acostumar, e Kimi têm ido muito bem. No último rali, nós marcamos nosso primeiro estágio mais rápido juntos, então é um bom sinal que as coisas estão caminhando na direção certa."

A ação para Kimi no Rali do Japão começa amanhã à noite (Terça), quando ele vai correr de kart elétrico capaz de chegar a 130 km/h num evento da Red Bull no Sapporo Dome, que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2002. Agora o famoso Dome é a casa do time de futebol de Sapporo, além do time de baseball de nome incomum Hokkaido Nippon Ham Fighters...

Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

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