12 de setembro de 2010

Red Bull no palco - Rali do Japão, dia 3

"Banzai!" é um típico grito de guerra japonês, tradicionalmente usado por soldados atacando bravamente em batalha mesmo quando as apostas estão contra eles. Significa tentar o quase impossível, como o moderno fenômetno do 'mergulho banzai': o ato de jogar um pára-quedas de um avião e mais tarde saltar atrás dele, na esperança fervente de alcançar o pára-quedas


De forma suficientemente apropriada, o recorde para o pára-quedismo banzai é de um cavalheiro japonês, Yasushiro Kubo, que esperou corajosos 50 segundos entre lançar seu pára-quedas e decidir saltar para pegá-lo.

Kimi Räikkönen, o campeão de Fórmula 1 de 2007 nunca pulou de pára-quedas. Mas tentar o Rali do Japão, um dos eventos mais especializados do calendário do rali mundial, com somente nove ralis WRC disputados com um carro de ponta, era um pouco como jogar o pára-quedas primeiro e imaginar como alcançá-lo mais tarde.

Durante os primeiros dois dias, o piloto da Red Bull teve uma corrida sem problemas, alcançando tão alto quanto a oitava posição no geral na terra do sol nascente. Pilotar um carro de rali é tão diferente de pilotar um carro de Fórmula 1 quando o rugby é do futebol, mas Kimi demonstrou excelente confiança ao marcar o oitavo tempo mais rápido em todos os estágios de sábado menos um, quando foi o sexto.

O primeiro estágio hoje de manhã foi onde tudo deu errado. Na metade do estágio Bisan, no domingo, Kimi ouviu mal uma nota de ritmo. O carro escorregou, o motor morreu e a equipe saiu da estrada. Foi uma saída de baixa velocidade e o Citroën saiu completamente ileso, mas sem espectadores por perto, foi impossível voltar para o estágio.

"Após ficar livre dos erros por tanto tempo, é realmente decepcionante que uma coisa tão pequena nos causou o abandono," disse Kimi. "Eu simplesmente não entendi direito a nota, então fomos um pouquinho rápido demais na curva. Tentei fazer o carro voltar, mas infelizmente não tinha nada para fazer e saímos. Se houvessem alguns espectadores por ali não teríamos tido nenhum problema em voltar para a estrada mas foi num lugar onde não havia ninguém então infelizmente acabou. Mas aprendemos muito e agora temos dois ralis de asfalto, então vamos tentar o nosso máximo para sair com um bom resultado."

O Japão está se tornando um evento sem sorte para o co-piloto Kaj Lindström, pois ele também falhou em terminar em sua última saída em Hokkaido em 2005. "Não merecíamos isto; não foi culpa de ninguém," disse Kaj quando ele e Kimi voltaram ao serviço em Sapporo. "Há muito acontecendo no carro de rali, então é muito fácil ouvir alguma coisa errado numa nota de ritmo e era um lugar traiçoeiro. Tivemos azar porque não havia espectadores, senão poderíamos ter continuado. Mas há muitas coisas positivas que podemos levar deste rali: ontem foi um dos melhores dias que já pilotamos no cascalho e estamos ficando melhores o tempo todo."

Kimi construiu sua reputação no asfalto, então ele agora está ansioso para voltar à sua superfície favorita para o novo Rallye de France no final do mês. Com certeza vai ser outro ataque banzai do Iceman e ele mal pode esperar.

Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

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