8 de setembro de 2010

Marko: Red Bull deve apoiar um piloto após Monza

Dirigente austríaco ainda aposta em punição para a Ferrari no Conselho Mundial

Christian Horner é o chefe da equipe Red Bull, mas é o austríaco Helmut Marko quem costuma dar a palavra final em muitos assuntos internos, graças a sua grande influência sobre o dono da empresa, seu compatriota Dietrich Mateschitz. Aos 67 anos de idade, Marko gosta de ser chamado de "doutor" pelo título acadêmico que possui em direito, sua outra especialidade além do automobilismo.

Mas não é só pela familiaridade com as questões jurídicas que ele exige outras sanções para a Ferrari no julgamento desta quinta-feira no Conselho Mundial. Nesta entrevista exclusiva ao Tazio, Marko
mostra confiança na conquista de um título inédito para a equipe, aponta os principais adversários e exige que seus pilotos parem de cometer erros.

Mais: o conselheiro da Red Bull sinaliza que, depois da corrida em Monza, a Red Bull pode colocar todas as fichas em um só piloto. Confira:

Há algumas provas existe a pressão de que tudo corra perfeitamente, mas sempre acontece alguma coisa. Quando vai terminar essa série negativa?
Espero que seja logo. Se quisermos ganhar o título, precisamos emplacar algumas dobradinhas para ganharmos uma folga na diferença para nossos concorrentes, que têm no momento Lewis Hamilton como o representante mais forte.

O que torna Hamilton tão perigoso?
Em algumas pistas, ele tem o melhor carro. Mas mesmo em circuitos onde o carro não esteja tão bem, ele e a McLaren estão fazendo um bom trabalho de somar o maior número de pontos possível.

Ainda dói o que aconteceu com Sebastian na última corrida?
Foi uma conjunção infeliz de circunstâncias improváveis, que resultaram numa colisão. Mas o que foi realmente idiota foi que (Vitantonio) Liuzzi bateu na roda traseira de Vettel depois de já ter sido ultrapassado, o que causou um pneu furado e nos fez perder um sexto lugar. Foi o que mais deu raiva.

Dá para se dizer que, no caso de Vettel, esta imprudência que resulta em incidentes vem da falta de experiência?
Ele sabia era mais rápido que Button, mas que este seria impossível de ser ultrapassado na reta por causa do motor Mercedes. Era claro que o único lugar que poderia conseguir seria na freada para a Bus Stop. Ele tentou, mas infelizmente deu errado. Talvez um pouco mais de paciência seria bom.

Mas a pista de Monza não é a ideal para o carro da Red Bull. A pressão não vai aumentar?
Nós temos de correr para pontuar em Monza. Mas vencemos em Valência, uma pista cujas características também não são as melhores para o nosso carro. Além disso temos algumas atualizações no RB6 e não sabemos como vai estar o clima, então tudo pode acontecer. Mas a idéia é buscar pontos em Monza e partir para o ataque em Cingapura e no Japão.

Você está tranqüilo quanto ao título?
Estive na semana passada em Milton Keynes e sei o que ainda está para vir no nosso carro. Não é pouca coisa. Acho que dois terços das seis pistas que restam são boas para nós. Então, se tudo ocorrer dentro da normalidade, vejo essa briga de forma positiva e com um leve otimismo.

Não vencer o título seria tê-lo dado de presente?
Não diria isso. Os defeitos que surgiram no carro foram sempre distintos. E falhas que nunca tinham ocorrido antes. Mas acredito que estamos com tudo sob controle nessa parte técnica. Quanto aos erros dos pilotos, Vettel está errando mais no momento. Principalmente pelo que aconteceu em Budapeste, que foi incompreensível. Mas Webber também fez das suas: a decolagem em Valência, a batida na Austrália. Mesmo assim: ambos já tiveram uma seqüência negativa grande o suficiente. A partir de agora, eles precisam terminar as corridas e mirar apenas em boas colocações.

O Webber está fazendo a melhor temporada da sua carreira. O quanto tem do carro nisso?
Webber sempre foi rápido nos últimos três anos, mas nunca foi tão constante. Neste ano, ele não tem demonstrado nenhum tipo de fraqueza nas corridas. Isso fica claro numa situação como a da Hungria, quando ele tinha de abrir uma vantagem de 18 segundos para Alonso e conseguiu fazer 20 voltas no limite sem cometer nenhum erro. Ele está no auge de sua forma física, sabe que tem a grande chance de sua vida e a está aproveitando da melhor maneira possível.

Na última prova ele insinuou esperar que a equipe o apoie integralmente nas últimas corridas. Como você vê isso?
Em Silverstone, ele queria era um tratamento igual... Primeiro temos de ver o que vai acontecer em relação ao julgamento da Ferrari sobre os acontecimentos de Hockenheim. Temos também a corrida de Monza. Depois vamos sentar e discutir internamente sobre as chances de cada piloto no campeonato.

O que você espera do julgamento do Conselho Mundial?
Houve uma ordem de equipe. O regulamento foi claramente quebrado. É preciso haver algum tipo de punição, senão o regulamento desportivo da FIA não serve para nada.

Que punição você espera?
Não cabe a mim dizer, isso é uma questão da FIA. Mas quando uma regra é quebrada tão claramente, ainda mais numa situação tão decisiva para o campeonato, então é preciso haver uma punição.

Fonte: Tazio

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