12 de setembro de 2010

Entrevista: Räikkönen sobre sua saída no Japão

Kimi Räikkönen chegou de volta a Sapporo mais cedo do que planejava, após bater seu Citroën Junior C4 na manhã final. Ele encontrou tempo para falar exclusivamente à Autosport sobre sua primeira experiência do Rali do Japão - e seu ano de estreia no WRC.

Q: O que aconteceu hoje de manhã?
Kimi Räikkönen: Eu entendi um pouco errado a nota, escorregamos e o motor morreu. Caímos de traseira [para fora da estrada].

Q: A nota estava muito rápida?
KR: Não, não, eu só entendi errado. Não tinha nada de errado com a nota.

Q: O que você achou do Rali do Japão?
KR: Foi bom, na verdade. Alguns estágios são bastante estreitos, mas não foi tão ruim como eu pensei, não tão difícil. Hoje foi um erro bobo de minha parte, não terminar o rali. Haviam muitos sulcos, que é algo sobre o qual eu nunca havia dirigido, mas tudo bem. Não foi tão ruim.

Q: Os sulcos são trabalho duro quando o carro se move tanto abaixo de você...
KR: Sim, mas você pode ir muito rápido neles se você sabe. Mas se você não sabe 100 por cento, o carro sempre vai ficar lá, você não pode realmente acelerar. Tudo bem, aprendemos isso neste evento.

Q: Você fez muitas mudanças nas notas para a segunda passada pelos estágios?
KR: Fizemos a quantidade normal de mudanças para torná-las mais rápidas. Algumas curvas eram bastante apertadas, mas dava para ir muito rápido.

Q: O que deu errado com o carro?
KR: Mudamos o diferencial, mas era um diferente [que colocamos]. O carro ficou bom após fazermos a mudança, eu fiquei muito feliz com ele.

Q: Não ter um shakedown no cascalho deve ter tornado mais difícil também?
KR: Claro, se você não teve um teste e teve um rali de asfalto antes... teria sido mais fácil no primeiro estágio com um shakedown de cascalho, mas é o que é.

Q: E como foi o ano no geral? O WRC é mais difícil do que você pensava?
KR: Eu sabia que seria muito difícil, e, como este rali, há cinco ou seis caras na frente que vão muito rápido - não há chances [de ficar com eles]. Ok, talvez em alguns eventos de asfalto podemos andar muito próximos a eles, mas sabia que não teria chances neste. Mas aprendemos muito. Se eu comparar aqui ao primeiro rali na Suécia, sabemos muito mais. Seria muito mais fácil ir de novo no rali que você já fez. Eu quero dizer, é mais ou menos o que eu esperava, tão difícil como eu esperava. Cada rali é novo. É só a experiência que está nos faltando.

Fonte: Autosport
Tradução: Fran

Sem comentários: