2 de maio de 2010

Um ano sabático do rali?

Ilta Sanomat 28.04.2010 (edição de papel)

O cenário está ficando claro: a Red Bull quer Kimi Räikkönen de volta à F1, mas Räikkönen ainda não deu sua resposta final.

Não pode ser só uma coincidência que a Red Bull - incluindo o dono, Dieter Mateschitz - tem dado a impressão de que a porta está aberta e a decisão nas mãos de seu protegido finlandês.

Ao mesmo tempo, boatos falam que Mark Webber não terá seu contrato renovado. É difícil acreditar que a equipe de F1 Red Bull Racing estaria disposta a desistir de um piloto do calibre de Webber, a não ser que eles tenham algo melhor em vista. E de todos os possíveis candidatos, só Räikkönen o seria.

Ainda assim, a decisão final será ditada em dois sentidos pelo que será suficiente para Räikkönen.
Primeiramente, um só título mundial de pilotos é suficiente para ele? Dificilmente, especialmente já que a Red Bull o ofereceria uma chance de conquistar outro.

E em segundo lugar, neste momento, é suficiente para Räikkönen que ele provou ao mundo que se ele quiser ele pode chegar ao topo do rali também?

Talvez. E além disso, Räikkönen pode voltar ao rali quando ele quiser, mas neste exato momento ele tem a última chance de chegar ao topo da F1.

Talvez ele retornará afinal ao mapa da F1?


KIMI RÄIKKÖNEN

Ele já está na folha de pagamento da Red Bull. Se ele quiser, ele com certeza teria uma vaga na equipe Red Bull de F1, mas talvez ele não queira mais voltar. Kimi acha que tudo é mais descontraído no rali. Dizem que Räikkönen já teria um contrato de vários anos com a Red Bull, o que o daria a oportunidade de decidir sozinho se quer pilotar um carro de rali ou um carro de F1 no ano que vem. Ele vai tomar sua decisão durante o verão.


EM QUAL DIREÇÃO, KIMI?

Rali ou F1? A hora da decisão de Kimi Räikkönen está chegando mais perto.

A 5ª colocação no Rali da Turquia foi um tipo de ponto de virada na carreira de rali de Kimi Räikkönen. Lá ele recebeu a confirmação final de que ele tem chances reais de chegar ao topo, mesmo no rali.

Räikkönen terá uma decisão dura a tomar este verão: ele vai continuar subindo ao topo no rali, ou ele vai retornar ao topo da F1 com a Red Bull?

Como vai ser Kimi, as duas posições recentes, onde você marcou pontos, fizeram a balança tombar para o rali quando você pensa na próxima temporada?

- A balança ainda não pendeu para nenhuma direção. Eu tenho que considerar minhas opções em paz e esclarecer o que me interessa mais. Vou agir de acordo, disse Räikkönen.

É isso, 'O que me interessar mais."

De acordo com os persistentes boatos, Räikkönen já tem um longo contrato com a Red Bull, e até onde sabemos, a decisão sobre se ele vai sentar num carro de rali ou de F1 na próxima temporada está completamente em suas próprias mãos. Räikkönen teria esperando por ele um carro vencedor, mas também, além disso, a alternativa mais agradável em relação a um companheiro de equipe, Sebastian Vettel.

- Não estou com pressa, tenho que decidir antes do próximo ano, Räikkönen lembra.

Voltar à F1 ainda é completamente possível, apesar de apenas alguns poucos ainda estarem falando sobre isso. Alguns fatos falam por ele continuar no rali.

Primeiramente, a aristocracia do esporte está chegando mais próxima o tempo todo com a experiência, e especialmente a calma tem melhorado a pilotagem de Räikkönen corrida a corrida.
Em segundo lugar, o rali só tem metade da 'perturbação da mídia' que Räikkönen sempre desgostou.

Ontem, Räikkönen deu a dica mais forte até agora sobre a direção que ele vai tomar no próximo ano, quando ele foi perguntado se ele vai conquistar o próximo campeonato mundial do WRC ou da F1.

- Bem, espero que do WRC... eu já tenho um da F1.

Fonte: Ilta-Sanomat
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: