18 de maio de 2010

Mercedes retira apelação da punição dada a Schumacher em Mônaco

Por meio de um comunicado, a Mercedes disse que decidiu retirar a apelação pelos interesses do esporte e por causa da compreensão da FIA sobre a interpretação da equipe nesse caso

A Mercedes, “pelos interesses do esporte”, decidiu retirar o pedido de apelação da punição dada pelos comissários a Michael Schumacher após o GP de Mônaco, em Monte Carlo, no último domingo (16). O anúncio foi feito pela equipe alemã através de um comunicado à imprensa.

O heptacampeão mundial teve 20 segundos acrescidos no seu tempo total na corrida monegasca por ter infringido o item 40.13 do regulamento esportivo da F1, ao ultrapassar Fernando Alonso depois de o safety-car deixar a pista na última volta. Assim, o germânico caiu do sexto para o 12º lugar.

Em Mônaco, o safety-car entrou pela quarta vez em virtude do acidente entre a Lotus de Jarno Trulli e a Hispania de Karun Chandhok na Rascasse. Por faltarem três voltas para o fim, e porque não haveria tempo para um recomeço, a etapa deveria terminar sob bandeira amarela.

De acordo com as regras atuais da F1, casos desta natureza requerem a entrada do safety-car nos boxes para que, esteticamente, a corrida não termine com o carro de segurança na frente e os pilotos possam receber a bandeira quadriculada. Mas o artigo é claro em um ponto: não são permitidas ultrapassagens.

Em nota, a Mercedes disse que está totalmente ciente sobre o item 40.13 do regulamento esportivo, mas acredita que a combinação das mensagens “Safety-car in this lap” (que aponta a saída do safety-car no fim da volta) e “Track clear” (pista liberada) enviadas pelo controle da prova, além das bandeiras verdes e luzes mostradas pelos fiscais, indicavam que a corrida não terminaria sob bandeira amarela e que os pilotos estavam liberados para correr.

Segundo a equipe alemã, a opinião foi compartilhada com a maioria dos principais times da categoria, que deram as mesmas instruções a seus pilotos no fim da etapa. A montadora ainda declarou que os comissários entenderam a situação e as reclamações. Tanto que a escuderia fez questão de dizer que os comissários agiram de forma profissional e imparcial.

Por causa de toda a celeuma, a FIA, conforme relatado pela Mercedes, discutirá o agora polêmico item 40.13 na próxima reunião do Grupo de Trabalho Esportivo e analisará futuras punições. Os germânicos acreditam que a sanção dada a Schumacher foi desproporcional.

Mesmo não concordando com a punição, a Mercedes decidiu retirar a apelação, pensando nos interesses do esporte e por ter ficado satisfeita com o fato de a FIA ter reconhecido as razões para a interpretação do time nesse caso.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: