28 de maio de 2010

Rali de Portugal: Sébastien Ogier termina dia isolado na frente


Sébastien Ogier esteve verdadeiramente impressionante neste primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal. Depois de ultrapassar Dani Sordo na derradeira especial da secção matinal, o piloto da equipa junior da Citroën começou a ganhar vantagem perante todos os seus adversários, acabando por beneficiar ainda com os problemas de travões de Sordo, que o colocam na frente com uma margem confortável.

Depois da segunda passagem por Ourique, Ogier contava com 8,5 segundos de avanço sobre Sordo, mas problemas de travões no carro do espanhol fizeram-no perder bastante tempo e a ficar em posição mais delicada para a etapa de amanhã.

Sordo chegou ao final do dia, com a segunda passagem em Silves, bastante desiludido com os seus problemas de travões, já que embora se mantenha no segundo posto da geral, tem agora muito mais perto de si Sébastien Loeb, Mikko Hirvonen e Petter Solberg. Tendo em conta a sua posição na estrada amanhã, o espanhol não deverá ter vida fácil nas passagens da manhã.

Quanto a Ogier, o piloto francês esteve exímio ao longo de todo o dia, vencendo cinco das seis especiais da etapa e não dando a mínima hipótese aos seus rivais: "Foi um dia excelente, tentámos dar o máximo e o carro esteve perfeito. Agora, temos de ver o que acontece amanhã. Sabemos que será dificil ser o primeiro na estrada, mas as coisas são assim", afirmou no final da especial aos jornalistas.

A derradeira especial ficou marcada pela passagem de Sébastien Loeb ao terceiro posto, com o piloto francês a ultrapassar de uma só assentada Mikko Hirvonen e Petter Solberg. O norueguês acabou por se ver afectado por um furo, que o fez levantar um pouco o pé já perto do final do dia. A luta promete ser intensa amanhã, na medida em que apenas existem 5,1 segundos a separarem os três pilotos.

O sexto posto é ocupado pelo finlandês Jari-Matti Latvala, que tem rodado de forma consistente mas, também, discreta, enquanto que Henning Solberg é o sétimo, tendo sofrido problemas com a coluna de direcção do seu carro, e Matthew Wilson o oitavo. Mads Ostberg é nono, também ele a sofrer com alguns problemas no seu Subaru Impreza, ao passo que Kimi Raikkonen é o décimo melhor. O piloto finlandês mantém a sua aprendizagem e concluiu um difícil primeiro dia do rali de Portugal nos dez primeiros.

Bernardo Sousa é o 24º da geral e sétimo na categoria SWRC, ao passo que Vitor Pascoal ocupa o 30º posto da geral e oitavo da categoria. Armindo Araújo terminou a etapa em 22º, sendo o melhor dos pilotos portugueses na tabela, ainda que apenas duas posições acima de Sousa.

No Mundial de SWRC, Jari Ketomaa (Ford Fiesta S2000) regressou ao comando da prova, depois de Nasser Al-Attiyah ter perdido cerca de um minuto na derradeira especial devido a problemas com direcção do seu Fiesta. No JWRC, Aaron Burkart lidera confortavelmente a classificação, dispondo de mais de 1 minuto e meio de avanço sobre Yeray Lemes.

Geral após etapa 1:

1. Sebastien OGIER M 1:20:34.4
2. Dani SORDO M +26.6
3. Sebastien LOEB M +44.8
4. Mikko HIRVONEN M +46.9
5. Petter SOLBERG +49.9
6. Jari-Matti LATVALA M +1:02.8
7. Henning SOLBERG M +1:20.7
8. Matthew WILSON M +1:54.6
9. Mads OSTBERG +2:37.3
10. Kimi RAIKKONEN M +3:18.1
11. Federico VILLAGRA M +3:46.3
12. Khalid AL QASSIMI +3:51.9
13. Juho HANNINEN +4:19.4
14. Jari KETOMAA S +4:26.1
15. Nasser AL ATTIYAH S +4:49.3

Fonte: Autosport.pt

Sem comentários: