Escuderia de Maranello participou pela primeira vez de um GP em Mônaco
Há exatos 60 anos, Alberto Ascari conduzia pela primeira vez um carro da Scuderia Ferrari na F-1, na pista de Mônaco, em um duelo em que apenas sete pilotos completaram a prova vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio, com um Alfa Romeo.
Ascari, que já havia testado uma Ferrari em 1940, foi o segundo colocado na prova que marcou a primeira participação na F-1 da marca que anos depois se tornaria uma das mais tradicionais da categoria, representada pelo "Cavalinho Rampante".
Na ocasião, o francês Raymond Sommer, quarto colocado na prova em Monte Carlo, também representou o time de Maranello, ao lado do italiano Luigi Villoresi, único piloto da marca que não terminou a prova, devido a um problema de eixo
Passados 60 anos, a Ferrari, concebida por Enzo Ferrari, segue com sua tradição na principal categoria do automobilismo e espalha sua magia vermelha entre fãs de todo o mundo. Em 799 corridas disputadas, a Ferrari tem uma história mais do que respeitável: foram 211 vitórias, 203 pole positions e 463 pódios.
Em seus cinco anos de trabalho na escuderia italiana, Michael Schumacher, detentor de sete títulos mundiais, é o piloto que mais venceu pela Ferrari, com 72 triunfos. O austríaco Niki Lauda é o segundo mais vitorioso, mas nem de longe alcança o alemão com suas 15 vitórias.
Alberto Ascari deu 13 primeiras colocações no pódio para a Ferrari e o brasileiro Felipe Massa, com 11 triunfos, é o quarto piloto que mais vitórias deu à escuderia, um posto à frente de Rubens Barrichello, que competiu pelo time de Maranello de 2000 a 2005.
Confira, a seguir, uma lista com todos os pilotos que representaram a Ferrari ao longo de seus 60 anos de história na F-1 e seu respectivo número de vitórias.
Michael Schumacher, 72
Niki Lauda, 15
Alberto Ascari, 13
Felipe Massa, 11
Rubens Barrichello, 9
Kimi Räikkönen, 9
Jacky Ickx,6
Gilles Villeneuve, 6
Carlos Reutemann, 5
Alain Prost, 5
Gerhard Berger, 5
John Surtees, 4
Clay Regazzoni, 4
Eddie Irvine, 4
Juan Manuel Fangio, 3
Mike Hawthorn, 3
Peter Collins, 3
Phil Hill,3
Jody Scheckter, 3
René Arnoux, 3
Michele Alboreto, 3
Nigel Mansell, 3
José Froilán González, 2
Tony Brooks, 2
Wolfgang von Trips, 2
Didier Pironi, 2
Patrick Tambay, 2
Piero Taruffi, 1
Nino Farina, 1
Maurice Trintignant, 1
Luigi Musso, 1
Giancarlo Baghetti, 1
Lorenzo Bandini, 1
Ludovico Scarfiotti, 1
Mario Andretti, 1
Jean Alesi, 1
Fernando Alonso, 1
Fonte: Tazio
21 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário