Existiam originalmente sete maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes (uma grande estátua), as Pirâmides de Giza (a única maravilha antiga que ainda existe), os Jardins Suspensos da Babilônia (uma farsa, pois na verdade eles não ficavam mesmo suspensos), o mausoléu de Halicarnassus (onde os líderes gregos podiam desfrutar de sua morte), a estátua de Zeus em Olímpia (aparentemente ainda maior que o Colosso) e o Templo de Artemis em Éfeso (novamente, pense em algo gigantesco).
A última maravilha era o Farol de Alexandria. Quando ele foi construído, em aproximadamente 280 AC, ele tinha aproximadamente 135 metros, o que o tornou a mais alta estrutura do mundo por diversos séculos. Hoje em dia, ele provavelmente seria classificado como um prédio de meia-altura no centro de Manhattan.
A ilha na qual o farol foi construído se chamava Pharos, que eventualmente se tornou a palavra em latin para 'farol'. Faro, em Portugal, a sede costeira da sexta rodada do Campeonato Mundial de Rali, também tem diversos farois bem construídos: sem dúvida, inspirados pela maravilha de Alexandria.
Será uma oitava maravilha se o piloto da Red Bull Kimi Räikkönen chegar próximo do pódio neste que será apenas seu sexto evento do WRC, em apenas seu quinto evento atrás do volante do C4 WRC da equipe Citroën Junior.
Mas este é o objetivo pelo qual o antigo campeão de GPs está trabalhando constantemente, e a cada rali ele mostra uma distinta melhora. Em seu último rali, na Turquia, o finlandês terminou num excelente quinto lugar no geral - aumentando sua confiança para o futuro.
Portugal é uma proposta um tanto diferente. É um dos clássicos do calendário do WRC e consequentemente, todos os pilotos de ponta o conhecem muito bem. O último GP de Portugal foi em Estoril em 1996 - cinco anos antes de Kimi começar a pilotar na Fórmula 1 - então ele nunca nem mesmo competiu em Portugal no topo do esporte. Na verdade, ele nunca havia estado em Portugal antes.
"É justo dizer que tudo é completamente novo para mim," disse Kimi. "Fiz testes na França, mas não é o mesmo que estar em competição. Os outros pilotos estiveram na Nova Zelândia - que não estava na minha programação - e eles também conhecem bem o Rali de Portugal, então não vai ser fácil para nós. Mas isto não me incomoda na verdade, estou aqui mais para aprender do que qualquer outra coisa. O resultado final no fim do rali não importa para mim de verdade; o que mais me importa é quanta informação eu posso levar para o meu futuro. Estamos só continuando a melhorar passo a passo."
O co-piloto Kaj Lindström tem consideravelmente mais experiência em Portugal, tendo competido em 1999 e 2001. Nestas ocasiões, o rali foi disputado no norte do país, próximo de Porto: onde uma exibição antes do rali ocorreu no domingo antes da largada. Dividindo um carro com os pilotos de fábrica da Citroën Sébastien Loeb e Dani Sordo, que também são patrocinados pela Red Bull, Kimi empolgou uma grande multidão enquanto Kaj olhava.
"Quando chegar no rali de verdade, será um evento traiçoeiro, mas estou vendo a confiança de Kimi crescer o tempo todo," disse Kaj. "Desde que começamos a competir juntos, meu papel mudou na verdade. Kimi está conhecendo melhor e melhor o carro, então ao invés de guiá-lo eu agora só dou a ele a informação que ele precisa para tomar suas próprias decisões. Este é só um exemplo de como Kimi está realmente crescendo em seu papel como piloto de rali, então estamos os dois realmente ansiosos pelo final de semana."
Fonte: RallyBuzz
Agradecimento: TaniaS
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário