21 de maio de 2010

Sebastien Ogier e Kimi Räikkönen estão prontos para o Rali de Portugal

Depois da longa viagem até a Nova Zelândia, o Campeonato Mundial de Rali volta ao solo europeu neste final de semana. O Rali de Portugal, sexta rodada da temporada, será uma excelente oportunidade para Sébastien Ogier e Julien Ingrassia confirmarem suas recentes e fortes performances. Kimi Räikkönen e Kaj Lindström não disputam um rali há um mês, mas eles pretendem continuar seu progresso com o Citroën C4 WRC

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia estão continuando sua marcha ao topo do rali mundial. A dupla chegou no segundo degrau do pódio pela primeira vez no Rali de Acrópolis de 2009, e conquistaram um resultado semelhante na Nova Zelândia há duas semanas. "Nossa programação inicial nem mesmo incluia esta rodada," disse Sébastien. "Tenho que agradecer a toda a equipe por tornar possível a nossa inscrição na Nova Zelândia - principalmente porque lá obtivemos um resultado que ultrapassou as expectativas. É um sinal muito bom para o futuro; temos nos sentido confiantes desde o início da temporada e fomos ficando mais e mais rápidos. Sendo nossa primeira viagem à Nova Zelândia, foi uma performance excelente, e nós realmente gostamos de pilotar o Citroën C4 WRC por estes estágios."

O piloto da Equipe Citroën Junior começa o Rali de Portugal na quarta posição do Mundial de Pilotos e seus objetivos permanecem os mesmos. "Vamos continuar com o mesmo plano que temos desde o início da temporada," adicionou Sébastien. "Apesar deste ser um rali que eu já conheço um pouco, precisamos nos assegurar que não hajam erros em Portugal e que acumulemos os quilômetros. Será uma grande conquista se pudermos lutar por um pódio novamente. Largar em quarto no primeiro dia deve ser uma boa posição para nós."

A Nova Zelândia não fazia parte do programa para Kimi Räikkönen e Kaj Lindström, que retornam ao Citroën C4 WRC em Portugal. O campeão de F1 vai continuar aprendendo como pilotar um WRC no cascalho pelos exigentes estágios portugueses. Tendo abandonado no México, terminado em oitavo na Jordânia e em quinto na Turquia, o finlandês de 30 anos vai ter que se adaptar a mais um novo evento para ele em Portugal, uma das rodadas clássicas do Campeonato Mundial de Rali.

"A curta pausa me fez muito bem," disse Kimi. "Pudemos sentar e analisar nosso início de temporada, nos concentrando em detalhes específicos como fazer notas e comparar nossos tempos aos dos pilotos de ponta. Alguns quilômetros de testes também significaram que eu pude me readaptar ao carro rapidamente. Sei que ainda temos muito a aprender, porque o rali ainda é um esporte completamente novo para mim, mas sinto que estamos fazendo progressos consistentes."

Em Portugal, em seu quinto evento atrás do volante do Citroën C4 WRC, Kimi Räikkönen também permanece com as mesmas metas. "Eu disse desde o início que era só uma questão de aprendizado," ele destacou. "Precisamos ter tudo nas mãos antes de tentar acelerar e perseguir os líderes. Então é necessário que tenhamos mais e mais experiência. Este vai ser nosso objetivo em Portugal, mais uma vez."

Para se preparar para a quinta rodada da temporada, os dois pilotos participaram de uma sessão de testes no cascalho no leste da França no inicio desta semana.

Três perguntas a... Benoît Nogier, Chefe da equipe Citroën Junior

Vamos recordar a viagem para a Nova Zelândia... adicionar este evento ao programa de Sébastien Ogier certamente deu certo!
"A Nova Zelândia foi uma experiência ótima para toda a equipe. Mais uma vez, Sébastien ficou extremamente feliz com o carro. Ele deu tudo de si do início ao final, não se esqueça, sem que alguém ficasse dizendo a ele o que fazer. Ele andou no limite constantemente, e espero que ele mantenha essa sensação dentro de si. É a primeira vez que ele teve que andar tão forte até o final. Ele vai precisar lembrar de toda esta experiência para poder repeti-la no futuro!"

Desde o início da temporada, nenhum dos carros Citroën Junior C4 WRCs teve problemas mecânicos. Esta deve ser uma grande fonte de satisfação para um chefe de equipe?
"Isso se deve ao trabalho duro de toda a equipe por diversos meses. O escritório de design da Citroën Racing produziu o melhor carro de WRC e estamos fazendo tudo que podemos para extrair o máximo dele. Das pessoas que preparam o pacote de partes sobressalentes aos engenheiros que analisam dados durante as reuniões, é um trabalho de long prazo que nos permite aproveitar este alto grau de confiabilidade. Tomamos muito cuidado com a preparação de nossos dois carros e nossos pilotos se beneficiam disto. Este rigor e disciplina em nossos treinos e trabalhos significam que ficamos lá em cima e podemos contabilizar o tipo de resultados que todos tem visto até agora neste ano."

Agora a temporada continua em Portugal: um evento que Sébastien Ogier já conhece mas mais um novo para Kimi Räikkönen. Os objetivos mudam em alguma coisa?
"O objetivo de Kimi é continuar o trabalho que ele começou no início da temporada: nada mais, nada menos. Ele sem dúvida vai encarar uma tarefa mais difícil do que na Turquia, pois todos os pilotos já conhecem Portugal enquanto ele tem que aprender. Ele está muito consciente de que há uuma longa estrada a percorrer para ele, mas junto com Kaj ele está adotando uma abordagem extremamente profissional. Ele precisa continuar com a mesma calma, pois inevitavelmente isto vai levar algum tempo. Quanto a Sébastien, ele também precisa ficar na pista e ficar calmo. Apesar de seus resultados recentes, ele certamente nunca deixou o sucesso subir à sua cabeça e esta é uma atitude crucial que ele precisa preservar. É importante manter uma visão clara de tudo, e mesmo que Sébastien ainda tenha muito a aprender, não seria presunçoso tentar um pódio em Portugal. Seu objetivo no início do rali vai ser lutar com os quatro pilotos de fábrica. Estamos claramente um pouco além do plano que estabelecemos no início do ano, mas isto não quer dizer que a missão já esteja completamete cumprida. Sébastien agora precisa chegar ao final de um rali sem erros."

Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran

Sem comentários: