Horner diz que Webber economizava combustível na hora do ataque de Vettel
A equipe Red Bull quer passar uma borracha em cima do polêmico acidente ocorrido ontem no GP da Turquia. O discurso empregado pelos dirigentes do time no final do dia foi de olhar para frente e aprender com as lições do episódio, trabalhando para que Mark Webber e Sebastian Vettel superem os pontos de vista contraditórios quanto ao momento da batida.
O que não foi revelado é que uma confusão interna dos engenheiros do time teve um papel decisivo no incidente. Christian Horner confirmou que Mark Webber havia iniciado um processo de economizar combustível na volta em que Sebastian Vettel executou a manobra. Mas o Tazio apurou que houve uma ordem implícita, via rádio, que liberava o alemão para tomar a liderança da corrida.
Vale lembrar que Vettel economizara combustível na parte inicial da prova, quando acompanhou a uma certa distância ao ritmo intenso ditado por Mark Webber e Lewis Hamilton. Quando foi detectada a questão de consumo no carro do australiano, no terço final da corrida, os engenheiros ficaram preocupados com a perspectiva do australiano diminuir o ritmo e Vettel ter que fazê-lo também, o que o tornaria presa fácil para um ameaçador Lewis Hamilton, que o seguia de perto e tinha mais velocidade nas retas para ultrapassá-lo.
Ciaron Pilbeam, engenheiro de Webber, passou a informação a Guillaume Rocquelin, que trabalha com Vettel. Este passou a seguinte orientação via rádio: "Mark tem um problema e está diminuindo o ritmo". Pilbeam não quis passar um dado parecido ao seu piloto, informando-o que Vettel ainda poderia usar mais velocidade pois seu consumo permitia isso. Possivelmente, por temer que duas ordens implícitas se tornassem uma explicita ordem de equipe aos ouvidos dos comissários da FIA.
Isso explica porque Vettel ficou tão irritado inicialmente com a dura defesa de posição de Webber. E as lamentações de Horner e do conselheiro da equipe Helmut Marko com o fato do australiano ter deixado pouco espaço na disputa de posição entre os dois pilotos. Sem ter um quadro claro no momento da situação de cada carro do time, Webber quis apenas defender sua vitória e o resultado foi o que classificou na coletiva de "fucking disaster". Um desastre que marcou o mais sério dos contratempos numa temporada turbulenta para a equipe austríaca.
Fonte: Tazio
31 de maio de 2010
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