20 de maio de 2010

FIA mudará o regulamento para deixá-lo mais claro

Motivo foi a punição a Schumacher pela má interpretação de regra em Mônaco

A FIA deixará mais claro o regulamento sobre ocasiões em que o safety car está na pista para evitar que situações como a vivida por Michael Schumacher no último final de semana, em Mônaco, se repitam.

No último GP, em Monte Carlo, o piloto da Mercedes foi penalizado com um acréscimo de 20s em seu tempo após ultrapassar Fernando Alonso quando o safety car ainda estava na pista, o que, de acordo com a cláusula 40.13, é irregular.

A Mercedes, no entanto, pensou que a bandeira verde já havia sido acenada e que seria possível instruir seus competidores a realizarem ultrapassagens.

Nesta quinta, a FIA reconheceu que o regulamento está confuso e disse que ele será alterado para evitar que a situação se repita.

"Os problemas mostrados durante a volta final do GP de Mônaco, que contaram para o campeonato 2010, mostraram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe ultrapassar com a presença do safety car", disse um comunicado da entidade.

"Ajustes nas regras são necessários para deixar mais claro o procedimento que os carros devem tomar quando a última volta é feita com safety car. Isso evitará que os problemas que ocorreram durante a corrida aconteçam novamente."

Fonte: Tazio

Sem comentários: