29 de maio de 2010

Sébastien Ogier dá lição de maturidade na segunda etapa


Num dia em que lhe cabia a tarefa ingrata de 'abrir' as estradas, Sébastien Ogier esteve em muito bom nível ao terminar a segunda etapa na liderança do Vodafone Rally de Portugal, demonstrando grande maturidade e resistindo de forma exímia aos 'ataques' de Sébastien Loeb.

O piloto da Citroën Junior Team enfrentou da melhor forma o facto de ser o primeiro nas estradas, acabando por encontrar uma toada consistente que o manteve a salvo de uma aproximação exagerada dos seus rivais, primeiro Dani Sordo, depois Sébastien Loeb. Graças a esse andamento e a um ritmo controlado que lhe permitiu poupar os pneus, Ogier chega ao final da segunda etapa com uma vantagem de 21,1 segundos sobre Loeb.

Como exemplo do ritmo controlado de Ogier, note-se que, em São Brás de Alportel, o campeão do mundo apenas conseguiu ganhar dois segundos nos cerca de 16 quilómetros da especial. "Consegui defender-me bem ao longo do dia e mantive uma boa vantagem. Amanhã, sei que vai ser difícil mas vamos ver como vai correr. Loeb vai ter menos vantagem já que será o segundo na estrada", afirmou Ogier.

Para amanhã, Ogier está em boa posição para conseguir a sua primeira vitória na prova, mas isso poderá depender, também, da hipótese da existência de eventuais ordens de equipa da equipa principal da Citroën.

Solberg 'à espreita', Ford sem ritmo

Terceiro na classificação geral, Petter Solberg estará já a pensar em controlar o seu andamento e a manter o seu lugar no pódio, minimizando os danos para o líder do mundial, caso este não consiga vencer. Tanto mais que atacar Loeb é já muito difícil, pois existem 31,1 segundos de diferença para o francês e Sordo está 13,5 segundos atrás de si. Desta forma, o norueguês poderá amanhã tentar calcular melhor o seu rendimento e segurar o terceiro posto. Afinal, Solberg não estará esquecido dos azares recentes. A Dani Sordo resta, precisamente, atacar Solberg e tentar forçar a um novo erro do piloto do outro C4 WRC, algo que não se afigura fácil.

Mikko Hirvonen terminou o dia com um terceiro tempo em São Brás de Alportel, finalizando de forma ligeiramente positiva um dia em que esteve uns degraus abaixo daquilo que se poderia esperar antes da prova. Sem Jari-Matti Latvala em prova, Hirvonen é o único piloto da equipa oficial da Ford, restando-lhe tentar chegar-se a Sordo ou, inclusive, a Solberg e oferecer o máximo de pontos possível à sua formação sabendo-se que no mundial de pilotos começa a não ter argumentos para enfrentar Loeb.

Henning Solberg passou por mais um dia atribulado, finalizando a etapa no sexto posto depois de se ter visto a braços com problemas na direcção e na bomba de gasolina do seu Ford. Matthew Wilson termina o dia em sétimo, ao passo que Mads Ostberg coloca o seu Subaru no oitavo posto. Pouco dado a conversas ao longo de toda a prova, Kimi Raikkonen ocupa o nono posto da geral, com o finlandês a registar um ritmo de aprendizagem num rali que se está a provar muito duro em termos de elementos mecânicos dos carros. Federico Villagra encerra o lote dos dez melhores, com mais um Ford Focus.

Num dia que não começou da melhor forma, Armindo Araújo é o melhor piloto português, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo X, ocupando o 17º posto da classificação. O campeão do PWRC contou com problemas a nível da suspensão da parte da manhã, mas na secção vespertina, já com os problemas resolvidos, Armindo Araújo pôde adoptar uma toada mais rápida.

Nos SWRC, Jari Ketomaa está na frente da tabela, ao volante do Ford Fiesta S2000, mas já com mais de três minutos de avanço sobre Xavi Pons. Bernardo Sousa, a pensar no Nacional, que lidera (ler em destaque) acaba por ocupar o quarto posto.

Resultados da Etapa 2:

1. Sebastien OGIER M 2:50:48.1
2. Sebastien LOEB M +21.1
3. Petter SOLBERG +52.2
4. Dani SORDO M +1:05.7
5. Mikko HIRVONEN M +1:13.9
6. Henning SOLBERG M +3:02.8
7. Matthew WILSON M +4:41.8
8. Mads OSTBERG +5:36.7
9. Kimi RAIKKONEN M +7:29.7
10. Federico VILLAGRA M +7:55.1
11. Khalid AL QASSIMI +7:55.1
12. Jari KETOMAA S +9:50.9
13. Xavier PONS S +12:59.6
14. Ott TANAK +14:56.3
15. Michal KOSCIUSZKO S +15:11

Fonte: Autosport.pt

Sem comentários: