16 de maio de 2010

Regulamento desta temporada não permite manobra de Schumi no GP

Saída do safety car na última volta não permite ultrapassagens na pista. Mercedes e Schumacher tentam se apoiar em brecha com bandeira verde

A manobra polêmica de Michael Schumacher sobre Fernando Alonso na última volta do GP de Mônaco continua a causar divergências nos bastidores da Fórmula 1. Entretanto, o regulamento esportivo da temporada é bem claro. De acordo com as regras, a ultrapassagem do alemão é irregular.

Quando o safety car deixou a pista após uma colisão entre Karun Chandhok e Jarno Trulli, o alemão aproveitou para superar Alonso na entrada da curva Anthony Noghes. Ele assumiu a sexta posição.

Segundo o artigo 40.13 do regulamento esportivo, "se a corrida termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens."

Após a corrida, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou que o incidente estava sob investigação. No entanto, Ross Brawn e Michael Schumacher se apoiam no fato da bandeira verde ter sido mostrada, o que não está previsto pelo regulamento. Mesmo após a saída do safety car, as amarelas continuariam acionadas, assim como a placa "SC".

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Sem comentários: