16 de maio de 2010

Webber vence e Red Bull assume ponta do Mundial

Equipe faz 1-2 entre os pilotos e lidera nos construtores; Massa fica em quarto

Pole position e vitória soberana. O GP de Mônaco não poderia ter sido melhor para Mark Webber.

O australiano terminou pela segunda vez consecutiva no alto do pódio em grande estilo: não deu chances aos rivais ao fazer uma boa largada, ganhar a escolta do companheiro Sebastian Vettel e liderar todas as 78 voltas disputadas. E só não ficou com a melhor volta da prova devido a Vettel, que cravou 1min15s192 a seis voltas do fim.

Para a Red Bull, o céu é o limite: com o resultado, tanto Webber quanto Vettel vão a 78 pontos e assumem a liderança do campeonato, já que Jenson Button, da McLaren, viu sua corrida ir para o espaço após um erro primário da equipe, que esqueceu de destampar o radiador e fez o motor Mercedes "abrir o bico".

Completando o pódio 100% formado por motores Renault apareceu Robert Kubica, com o carro "de fábrica" da montadora francesa. O polonês perdeu a segunda posição logo na largada, mas andou forte e próximo de Vettel durante toda a corrida.

O melhor brasileiro na prova foi Felipe Massa, que sustentou a quarta posição obtida na classificação com a Ferrari e segue 100% nos pontos em 2010 _um recorde em sua carreira. Com o resultado, o piloto pula para quinto no campeonato com 61 pontos, atrás de Webber, Vettel, Fernando Alonso e Button.

Atrás de Massa, ficariam a McLaren de Lewis Hamilton e a outra Ferrari, de Alonso, que largou dos boxes, se aproveitou do safety car na largada consequência da batida do Williams de Nico Hulkenberg para antecipar sua parada e escalar o pelotão. No entanto, na curva final, assim que o carro de serviço deixou a pista, foi ultrapassado pela Mercedes de Michael Schumacher e ficou em sétimo. A Ferrari, obviamente, protestou junto aos comissários.

Completando a zona de pontuação apareceu Nico Rosberg, da Mercedes, e os dois carros da Force India, com Adrian Sutil à frente de Vitantonio Liuzzi, respectivamente. Ou seja, a zona de pontuação foi composta por três motores Renault, dois Ferrari e cinco Mercedes.

Os outros brasileiros não tiveram nada o que comemorar: Rubens Barrichello bateu forte na subida do Casino após uma quebra da suspensão de sua Williams, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, abandonaram com problemas em seus carros.

Restando quatro voltas para o fim, Jarno Trulli parou com seu carro em cima da Hispania de Chandhok na curva mais lenta do circuito e os dois quase acertaram Webber. Antes disso, outro episódio curioso foi a entrada de um safety car na volta 43 para reparar uma tampa de bueiro que havia se soltado no meio da prova.

Depois de sete dias intensos com duas corridas na sequência, a F-1 tira um intervalo de duas semanas até a próxima etapa, o GP da Turquia, no circuito Istambul Park.

Final:

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 78 voltas em 1h50min00s000
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s448
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s600
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s600
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 4s300
6°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 5s700
7°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 6s300
8°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 6s600
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 6s900
10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 7s300
11°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 8s100
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 9s100
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 4 voltas
14°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 6 voltas
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 6 voltas

Abandonos:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 71 voltas/acidente
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 71 voltas/acidente
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 59 voltas/não completou
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 59 voltas/não completou
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 28 voltas/acidente
imo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 27 voltas/não completou
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 26 voltas/não completou
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 23 voltas/não completou
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 22 voltas/não completou

Fonte: Tazio

Sem comentários: