12 de março de 2010

Sebastian Vettel: Luscious Liz deve provar que é boa


Ele está sendo fortemente cotado para o título de 2010 e muitos homens da sua idade poderiam ceder sob pressão. Nem tanto Sebastian Vettel, da Red Bull, que chegou no Bahrain com aparência fresca e descontraída. Esta temporada, há quatro campeões no grid. Para a próxima temporada, o alemão quer se tornar o quinto. Suas esperanças estão com Luscious Liz [algo como 'Suculenta Liz'], também conhecido como o seu novo RB6 da Red Bull, conforme ele explica ao Formula1.com...

Q: Sebastian, você está entrando em sua terceira temporada, e o ditado diz, 'a terceira vez é a da sorte'. Você acredita em provérbios?
Sebastian Vettel: Se for uma temporada positiva então acreditarei nisso. Senão, então é bobagem! Falta muito até lá, muitas coisas mudaram e então as corridas vão mudar. Mas não sabemos ainda o quanto, então tudo vai ser diferente do ano passado. Dezenove corridas parecem uma maratona sem fim, então vamos ver.

Q: Comparado com 2009, onde a Brawn era a única competidora real, a corrida pelo título deste ano está parecendo que vai ser mais tumultuada. O fato é que você quer vencedr, a equipe quer vencer - mas o carro sabe disso?
SV: Bem, eu dei a ela um nome - Luscious Liz - então eu vou falar para ela. Mas sim, é verdade: todos parecem muito próximos e teremos que ver quem tira o máximo das condições completamente diferentes que vamos enfrentar nas quatro primeiras corridas. Aqui vamos ter aproximadamente 35 graus de temperatura do ar e 50 graus de temperatura na pista e testamos em condições que não tinham nem a metade deste calor. A indicação que temos dos testes não é ruim, mas há outras três equipes que vão nos desafiar com força. Tudo parece muito empolgante, especialmente para os fãs na pista e em casa na frente da TV - e no sábado todos saberemos mais sobre quem está na frente. Eu vejo quatro equipes no topo - oito pilotos com chances para o título - mas não acho que três corridas antes de Abu Dhabi vamos ver todos os oito pilotos brigando com chances pela coroa. Em vez disso, durante a temporada vamos ver quem está no topo e quem não está.

Q: Você tem uma tradição de dar nomes femininos a seus carros. As mulheres tendem a fazer o que você quer?
SV: Bem, eu não tenho uma mão mágica ou uma varinha mágica ou qualquer coisa deste tipo mas a experiência do passado mostrou que de alguma forma as coisas funcionaram para mim. E para ser sincero, eu acharia muito estranho dar ao carro um nome masculino, ou ver o carro como algo masculino.

Q: Quando o nome 'Luscious Liz' para o carro deste ano veio à sua cabeça?
SV: No primeiro teste eu comecei a passar por alguns nomes na cabeça e eu gosto do nome Liz e Luscious Liz combinou, eu acho. É um carro atraente, é rápido e bem-sucedido. Mas o atributo principal naturalmente deve ser que ela é muito rápida.

Q: Então a Liz é muito melhor que a Kate (o RB5) do ano passado?
SV: Vamos ver. Kate e 'Kate's dirty little sister' ['irmãzinha obscena de Kate'] fizeram um trabalho muito bom então a Liz vai ter que provar que é boa.

Q: Que tipo de gosto terminar como vice-campeão de 2009 deixou na sua boca?
SV: Um gosto amargo. O pior momento foi a corrida no Brasil. Foi uma corrida boa - considerando onde largamos e onde terminamos - mas o que quis dizer é que não foi muito doce. De qualquer forma, tivemos que engolir e fizemos um ótimo trabalho em Abu Dhabi duas semanas depois. Segundo lugar não é, com certeza, o que quero conquistar. Com certeza só tem um lugar melhor que o segundo, mas é exatamente lá que quero estar no final deste ano. É claro que eu não posso prometer nada, mas tenha certeza que eu vou trabalhar duro pra chegar lá.

Q: Seu chefe de equipe, Christian Horner, disse que você é um piloto completo e que você tem toda a estrutura de um campeão. Isto acalma sua alma, especialmente dadas as chances perdidas no ano passado?
SV: É bom ouvir - mas por outro lado, isso não me torna mais rápido. É bom saber que a equipe - Christian e os engenheiros - estão me apoiando. Isso é chave. Mas mesmo assim, você tem que lutar duro e tentar melhorar e estar aberto às críticas.

Q: Quanto tempo e empenho você colocou em analisar a temporada passada?
SV: Algumas coisas aconteceram durante a temporada, e sabíamos exatamente o que era, então você não precisa de muito tempo para analisar. Mas é claro que sentamos e passamos corrida por corrida e tentamos identificar as coisas que tiveram um impacto. Estudamos muito o ano passado e entendemos algumas coisas. Não é segredo nenhum que se não tivéssemos tido cinco abandonos, o resultado final teria sido completamente diferente. Me faltaram 11 pontos, então a chance de marcar 12 pontos em cinco corridas não era uma coisa impossível.

Q: A análise concluiu que você deveria ter ganho o título no ano passado?
SV: Bem, tudo acontece por um motivo, e obviamente não vencemos por um motivo. A Brawn começou a temporada com um carro dominante - de sete corridas, Jenson (Button) venceu seis - então o campeonato foi meio que decidido já no início e quando tivemos a chance de marcar mais pontos do que Jenson às vezes não conseguimos, por vários motivos. Agora você pode começar a dizer que se tivéssemos sido melhores aqui ou ali teríamos... mas isso é chorar sobre o leite derramado e esta não é nossa filosofia.

Q: Você passou por um íngreme processo de aprendizado no ano passado. O que em particular você aprendeu?
SV: Nunca estragamos uma corrida - sempre extraímos o máximo das possibilidades mas no final não foi suficiente e tínhamos que entender. Com certeza nos faltou consistência - seja por causa dos meus erros ou dos erros da equipe - mas não precisamos encontrar culpados, precisamos descobrir os problemas e consertá-los. Pela primeira vez estávamos numa situação que podíamos brigar pelo título e às vezes os erros acontecem. Tivemos alguns problemas com o motor - e isto pode acontecer - mas se você quer vencer o título, isso não deve acontecer com você. Você pode ir aqui do lado e perguntar a Michael (Schumacher) o que aconteceu com ele em 2006. Ele estava liderando no Japão - faltando duas corridas - e ele teve uma explosão no motor que potencialmente custou a ele o campeonato. Então, não é sempre o mais rápido que vence o campeonato, mas é o pacote: esperteza, um carro bom e forte, confiabilidade e às vezes - quando você não tem chances de vencer - levar o carro até o fim em quarto ou quinto e coletar os pontos. Você não fica orgulhoso de ser o segundo - isto não é nada para se orgulhar. Quando eu tiver aproximadamente 50 ou 60 anos e não estiver mais correndo eu provavelmente vou recordar e pensar que foi uma boa temporada - coletei uma grande quantidade de pontos e venci algumas corridas - mas tudo que importa no final são títulos. Até agora não tenho nenhum, e estamos aqui para mudar isto.

Q: Você fala sobre ter 50 ou 60 anos - mas o que estará fazendo aos 41, como Michael?
SV: Ah, é por isso que eu falei 50 ou 60! Eu não faço ideia. Pergunte a qualquer homem de 21 anos e ele não teria ideia do que vai acontecer quando ele tiver o dobro de sua idade. Está tão longe. Só posso dizer que estou extremamente feliz agora: eu gosto do que faço, não gostaria de estar em nenhum outro lugar - não neste ano, não no ano que vem, nem no futuro próximo.

Q: Como é para você correr contra alguém que tem o dobro de sua idade?
SV: Quando olho em meu espelho e vejo qualquer tipo de carro ou cor ou capacete, não vejo se o cara é velho ou não - não faz a menor diferença. O que ele está trazendo é muita experiência - e a experiência vem com a idade. Ele não tem mais 20 anos mas não acho que é um problema. A vida não acaba aos 40!

Q: Ele tem alguma chance contra você?
SV: Espero que não, mas definitivamente temos ele em nossa lista. Mas não só ele - também Nico (Rosberg). Mas vamos falar sério - neste momento estamos na primeira corrida e não faz muito sentido falar sobre o campeonato. Temos que ir passo a passo e corrida a corrida e se depois de cinco corridas percebermos que não estamos mais em condições de lutar pelo campeonato, traçaremos novas metas. O objetivo agora é vencer esta corrida, então vamos ver.

Fonte: Formula1.com
Tradução: Fran

Sem comentários: