9 de março de 2010

Kimi Räikkönen está adorando pilotar para a Citroën no WRC

Kimi Räikkönen, campeão mundial de Fórmula 1, está agora pilotando para para a montadora francesa Citroën no Campeonato Mundial de Rali. O Finlandês deu uma entrevisa à DNA por e-mail, dizendo que está gostando do desafio de ser um piloto de rali.


O que você precisa para ser bem-sucedido no rali?

Tempo e experiência. Há muitas coisas com as quais se acostumar, especialmente coisas como fazer as notas de ritmo.

Você já fez algum ajusto à seu estilo de pilotagem e abordagem em relação às corridas para se adaptar às necessidades do WRC?
Sim, é claro; você tem que mudar tudo pois o rali é completamente diferente das corridas de circuitos. É um estilo de pilotagem totalmente novo, não tem nada em comum com a Fórmula 1 - a não ser do fato de ter uma direção.

Qual será seu objetivo para a temporada 2010 do WRC?

Não tenho nenhum objetivo em particular; só quero fazer o meu melhor e aprender um pouco mais sobre o mundo do rali para me tornar competitivo.

Como será correr contra lendas do WRC como Sébastien Loeb?

Acho que será muito divertido. Mas, ao longo de minha carreira, me acostumei a competir contra pilotos de ponta, então isto é só parte do automobilismo para mim. Você sempre quer ser comparado aos melhores.

Qual foi seu motivo para sair da Fórmula 1 e se juntar ao WRC?

Tive algumas possibilidades de continuar na Fórmula 1, mas decidi ir para o rali porque é uma coisa que sempre me interessou, desde quando eu era menino.

Você vai voltar à Fórmula 1, ou já terminou com ela?

Ainda não tenho certeza quais meus planos para o futuro serão. Ainda estou no estágio de fazer minha primeira temporada no campeonato mundial de rali este ano, então preciso de tempo para me acostumar com este ambiente e decidir o que eu quero fazer. Ainda é muito cedo para pensar nisso. Agora, só quero me concentrar em meu desafio atual. Mais tarde no ano eu vou pensar no futoro.

Qual é o segredo por trás da Finlândia produzir tantos pilotos ótimos, sendo na F1 ou no WRC?

Não sei na verdade, talvez seja porque estamos acostumados a dirigir em estradas de cascalho ou neve e gelo desde cedo. Mas, para falar a verdade, eu não sei; para mim é algo que vem muito naturalmente.

Você está satisfeito com o que você conquistou na Fórmula 1? Você gostaria de ter vencido mais títulos?

Como um piloto você nunca está realmente feliz, você sempre quer conquistar mais, mas estou satisfeito que dei o meu melhor e fiz um bom trabalho.

Qual é sua visão sobre o retorno de Michael Schumacher à Fórmula 1?

Obviamente é algo que ele quis fazer e boa sorte a ele. Mas não tem nada a ver comigo, estou me concentrando em meus próprios desafios neste ano.

Fonte: DNA India
Cortesia: Kriss @PF1
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: