9 de março de 2010

Coulthard critica equipes novas em coluna de jornal

"Ou você vem preparado, ou se prepara para falhar", afirma o piloto escocês


Em sua coluna no jornal inglês "Daily Telegraph", David Coulthard mostrou total insatisfação com a presença das novas equipes na F-1.

A série de episódios envolvendo os times _dos quatro inscritos, um foi fechado por falta de orçamento e outro foi obrigado a trocar de dono para sobreviver_ manchou a reputação da categoria, nas palavras do escocês.

"Antes de falar da temporada, quero falar sobre algo que me incomoda muito: o padrão, ou falta dele, das novas equipes do grid", afirmou Coulthard, que repreendeu os novatos ao dizer que F-1 não é escola.

"Ouvi muito nos últimos meses sobre como seria ótimo ter sangue novo no esporte, mas a F-1 não é uma escola. Ou você vem preparado, ou se prepara para falhar. Esta é a maior categoria do automobilismo mundial. Não se justifica dizer que a situação mudou após o teto orçamentário não ter dado certo. As equipes da Fota nunca assinaram isso."

"Sangue novo é bom e faz bem, mas tenho de dizer que, nos últimos meses, isso tem sido uma péssima propaganda para a F-1. No começo, Bernie Ecclestone disse que apenas duas equipes conseguiriam. Depois, a USF1 morreu junto com as reputações de Ken Anderson e Peter Windsor."

"Finalmente, ficamos com três novas equipes, apesar que uma delas [Hispania] foi lançada apenas na semana passada, após uma troca de proprietário, e nunca foi para a pista. Colocá-los para treinar na sexta-feira será algo irresponsável", continuou Coulthard, associando a Hispania com a da Andrea Moda e dando um conselho a Bruno Senna e Karun Chandhok.

"Para uma equipe que está correndo há anos, é difícil passar pelo crash test enquanto acumula milhagem para avaliar a integridade de partes que não exigem testes, como a suspensão, que prende as rodas no carro. Pergunte a Perry McCarthy, que não conseguiu se classificar a nenhuma corrida com a Andrea Moda em 1992"

"Bruno Senna e Karun Chandhok são dois pilotos talentosos e estão sob muita pressão. Espero que isso não se torne a mesma novela de McCarthy. Meu conselho a eles? Andar o mais rápido possível, pois não existe coisa mais perigosa que andar devagar na linha."


Fonte: Tazio

Sem comentários: