Kyle Busch ultrapassou Clint Bowyer faltando sete voltas para o final para vencer pela terceira vez seguida na Truck Series. Räikkönen faz boa prova e encerra em 15º
Kyle Busch conquistou a terceira vitória seguida na Truck Series, nesta sexta-feira (20), em Charlotte ao ultrapassar Clint Bowyer faltando apenas sete giros para o final. Nelsinho Piquet rodou na última volta e finalizou em 21º. Estreando na categoria, Kimi Räikkönen fez uma boa corrida e foi o 15º.
Bowyer até tentou pressionar Busch no final, mas acabou ficando sem ação depois de ter sido bloqueado por um retardatário e finalizou na segunda colocação. Cole Whitt, o novo líder do campeonato, finalizou em terceiro, seguido por James Buescher e Ron Hornaday. O grupo dos dez primeiros ainda contou com Johnny Sauter, Austin Dillon, Parker Kligerman, Justin Marks e Brad Sweet. A corrida teve dez mudanças de liderança entre sete pilotos, e a bandeira amarela foi acionada um recorde de dez vezes, durando 47 voltas.
A corrida começou com Timothy Peters largando na pole-position e com os brasileiros Nelsinho Piquet e Miguel Paludo saindo entre os 11 primeiros. Kimi Raikkonen, por sua vez, não conseguiu fazer um bom treino classificatório e partiu apenas da 31ª posição na estreia na categoria.
Logo no início da corrida, Peters perdeu a ponta para Clint Bowyer e, tão rápido quanto foi a briga pela liderança, a bandeira amarela apareceu pela primeira vez depois de uma batida do atual campeão Todd Bodine. Kimi não fez um bom começo de prova e ocupava a 34ª posição depois de quase bater duas vezes no muro antes da paralisação.
Com a bandeira verde, no entanto, o desempenho do finlandês melhorou consideravelmente e o ex-piloto da F1 pôde ultrapassar uma série de adversários mais lentos até chegar ao 26º posto. O avanço de Raikkonen foi freado por conta de o safety-car ser acionado após uma rodada de Ron Hornaday.
Assim que a pista foi liberada, Miguel Paludo, que estava entre os dez primeiros, abandonou a corrida com um problema no motor e causou uma nova paralisação. Kimi, por outro lado, pulou para o sétimo posto depois de errar o local de fazer a parada e, consequentemente, ter passado reto pelo pit-lane.
Na relargada, James Buescher assumiu a primeira colocação, enquanto Raikkonen começou a perder posições – por estar com o carro saindo de traseira na entrada das curvas – antes de se estabilizar no 12º lugar. Um dos competidores que ultrapassou o notável estreante foi Nelsinho Piquet, que já ocupava a nona colocação.
Enquanto isso, Peters retomou a ponta da prova, deixando Buescher em segundo. Por outro lado, Kyle Busch, bastante apagado no início de prova, ganhou destaque somente ao chamar uma nova bandeira amarela ao rodar na saída da curva 4, mas evitando o contato com o muro. O incidente beneficiou o companheiro, Raikkonen, que estava prestes a ir aos boxes para colocar pneus novos.
Com os pilotos optando por táticas diferentes na parada, Hornaday voltou na liderança ao trocar apenas dois pneus, enquanto Piquet e Raikkonen dividiam a sétima fila, em 13º e 14º, respectivamente. A partir daí a corrida ficou bastante travada com uma série de intervenções do safety-car. O primeiro acidente foi de Peters, que beijou o muro enquanto tentava retornar à briga pela liderança. Depois,
Brendan Gaughan bateu e, na tentativa de escapar, Jamie Dick acabou indo ao encontro de TJ Bell. Por fim, o próprio Gaughan voltou a causar outro acidente ao sair lento dos boxes na volta após a bandeira verde e coletar não só o companheiro de equipe Max Papis como o então líder do campeonato, Matt Crafton.
As bandeiras amarelas proporcionaram aos pilotos tentarem estratégias diferentes nos boxes. Como resultado, Bowyer voltou à liderança, seguido por Kyle Busch, Ron Hornaday e Johnny Sauter. Piquet estava na briga pelas primeiras posições, enquanto Raikkonen ocupava o 17º posto.
O brasileiro, aliás, tentou ultrapassar os adversários, mas acabou perdendo bastante tempo tanto atrás de Busch quanto atrás de Hornaday antes de sucumbir à pressão de um segundo pelotão que vinha um pouco mais longe.
Em meio às disputas, a corrida ainda foi paralisada mais duas vezes por acidentes de Jamie Dick e David Starr. Essas entradas do safety-car dizimaram a vantagem de Bowyer e permitiu a Busch, que já havia superado Hornaday e Buescher de uma vez só, poder atacar o piloto da Chevrolet nas voltas finais.
Faltando apenas sete giros para o fim, o carro número 18 conseguiu a ultrapassagem, mas viu o adversário não desistir da briga pela liderança. Com a bandeira branca prestes a ser acionada, Bowyer tentou lançar um último ataque, mas viu um retardatário bloquear o caminho, perdendo tempo precioso. Relativamente tranquilo, Busch recebeu a bandeira quadriculada e venceu pela terceira vez seguida na Truck Series.
Pela segunda semana seguida, Nelsinho Piquet acabou se acidentando na última volta. Dessa vez, o brasileiro rodou sozinho quando tentava pressionar Sauter pela sexta colocação. Como resultado, Piquet terminou na 21ª posição. Kimi Raikkonen, por sua vez, fez uma prova sem riscos e terminou em 15º.
Com a terceira colocação em Charlotte, Cole Whitt se tornou o primeiro novato na história da Truck Series a liderar a categoria. O piloto da Red Bull soma 260 pontos e tem apenas um ponto de vantagem em relação a Johnny Sauter. Hornaday aparece em terceiro, com 257. A batida acabou derrubando Matt Crafton para quarto, com 243, enquanto Dillon, com 240, completa os cinco primeiros. Nelsinho Piquet caiu para 19º, com 167, enquanto Miguel Paludo é apenas o 24º colocado, com 151.
Fonte: Warm Up
21 de maio de 2011
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