5 de maio de 2011

Equipes da F1 marcam reunião para discutir futuro da categoria


Após as informações de que a empresa News Corp, em parceria com a agência italiana Exor, estava interessada em comprar os direitos comerciais da Fórmula 1, as principais equipes da categoria se reunirão neste próximo final de semana para conversar sobre o futuro do esporte, de acordo com o jornal Daily Telegraph. O encontro irá contar com representantes da Ferrari, McLaren, Mercedes e da Red Bull em Stuttgart, na Alemanha.

Além da possibilidade da venda dos direitos da F1, a reunião discutirá ainda possíveis alterações no Pacto de Concórdia (acordo que rege as relações entre as equipes) e mudanças técnicas no carro, ao longo da temporada. Entretanto, é a negociação entre Bernie Ecclestone, detentor dos direitos da categoria e Rupert Murdoch, dono da News Corp, que será discutida com mais afinco.

De acordo com o periódico inglês, a Ferrari, indiretamente, seria beneficiada caso esta negociação seja concluída, já que a Exor, parceira da News Corp nesta investida, é controlada pela família Agnelli, dona da escuderia italiana. Entretanto, a Ferrari negou qualquer interesse no assunto.

A reunião pode ser uma das alternativas encontradas pelas equipes para pressionar uma futura mudança no Pacto de Concórdia para obter novas vantagens. A equipe italiana recentemente criticou os rumos tomados pela categoria, que muda suas regras ao longo de suas temporadas constantemente.

Segundo Stefano Domenicali, dono da Ferrari, investimentos precisam ser realizados na Fórmula 1 para que ela continue evoluindo, além de adaptar sua divulgação para disseminar o esporte entre os mercados mundiais.

"Precisamos definir quais equipes realmente querem permanecer na F1. É necessário que alguém invista na categoria, pode ser a CVC novamente, mas é algo preciso. Este esporte deve falar a língua do jovem e se tornar interessante para ele", disse o dirigente, em entrevista ao Autosport.

Fonte: Terra

Sem comentários: