2 de maio de 2011

Decisão sobre GP do Bahrein de 2011 deve sair até terça-feira, diz emissora

A decisão final sobre a realização ou não do GP do Bahrein em 2011 deverá acontecer no máximo até terça-feira dia 3, segundo a emissora britânica BBC. Um porta-voz da FIA disse que caberá ao governo do país insular aprovar ou não a corrida em Sakhir

Depois de meses de incerteza, a definição sobre a realização ou não do GP do Bahrein nesta temporada está próxima. Em entrevista à emissora britânica BBC, um representante da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) afirmou nesta segunda-feira (2) que a decisão final sobre a disputa prova deverá acontecer “nas próximas horas”, até terça-feira. “O governo do Bahrein vai nos permitir saber dentro deste prazo se eles veem ou não se há condições [para que a corrida seja realizada]”, acrescentou o porta-voz.

Já os dirigentes barenitas acreditam que existe a possibilidade de a corrida ser novamente realizada no país no futuro, ainda que não haja uma data estipulada para tal. Segundo o diretor-presidente do circuito de Sakhir, Zayed Rashid Alzayani, “claramente, a prioridade nacional é buscar a resolução das dificuldades que o Reino do Bahrein enfrentou. A situação nacional evoluiu de maneira positiva, a situação está evoluindo a cada hora, nosso dia-a-dia está evoluindo gradativamente debaixo do atual estado de segurança nacional”.

“O GP do Bahrein é o momento de celebração, e receber a corrida é a fonte de um grande orgulho para o Bahrein e para os barenitas. É uma vitrine para o mundo, e estamos ansiosos para receber equipes, pilotos e todos os envolvidos na F1 de volta ao Bahrein em um futuro muito próximo”, complementou Zayed.

Na semana passada, Bernie Ecclestone pediu para que o prazo final para a decisão sobre a realização do GP do Bahrein, estabelecido antes em 1º de maio, fosse ampliado. O dirigente máximo da F1 sugeriu que a data-limite fosse transferida para junho, reconhecendo que a situação política do país ainda é bastante grave, contrariando a declaração de Rashid Alzayani.

A corrida, marcada para acontecer em 13 de março, foi suspensa no fim de fevereiro, por conta da situação tensa vivida pelo país na esfera política. A população local, na esteira dos protestos que predominam no Oriente Médio desde o fim do ano passado, clama por mudanças no regime de governo comandado pelo rei Hamad bin Al-Khalifa. As manifestações tiveram como centro principal a capital Manama, mais precisamente, na Praça da Pérola. Centenas de civis morreram nos confrontos com as forças governamentais do Bahrein durante os conflitos, que até o momento, não foram totalmente encerrados.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: