Jenson Button reviveu com o companheiro Lewis Hamilton o duelo do ano passado em Istambul. Sexto colocado na corrida, o britânico entende que a tática de três pit-stops da McLaren foi equivocada
Por algumas voltas, Jenson Button reviveu com Lewis Hamilton neste domingo (8) o épico duelo de 2010 no mesmo circuito de Istambul. Os companheiros de McLaren andaram lado a lado e quase chegaram a tocar seus carros na disputa pela quinta colocação. O dono da McLaren de número 4 falou que o duelo com Lewis foi divertido, mas sua felicidade acabou na metade final da corrida, quando o time de Woking preferiu mantê-lo na pista com uma parada a menos em relação aos rivais.
Jenson considerou equivocada a tática de apenas três pit-stops no GP da Turquia e a considerou crucial para a perda de duas posições no fim da corrida, que o levou apenas à sexta colocação. “Minha batalha com Lewis foi muito divertida e eu tive muita empolgação na pista, mas fiquei decepcionado por terminar onde eu larguei. O carro estava muito bom, mas nós seguimos o caminho errado na estratégia”, lastimou.
“Acho que a maioria das pessoas estava provavelmente na minha estratégia inicial, mas porque muitos deles tiveram seus pneus danificados no primeiro stint, eles mudaram a estratégia. Nós, não”, acrescentou Button, que com o resultado na antiga capital do Império Otomano, ocupa agora a quarta colocação do Mundial de Pilotos e soma 43 pontos, 47 a menos que o líder e vencedor do dia, Sebastian Vettel.
O britânico entende que a McLaren deveria deixá-lo mais tempo na pista para aproveitar o potencial dos pneus. “Nós não deixamos os pneus [por tempo] longo o bastante. Os pneus ainda estavam bons no final de cada stint. Deveríamos ter ficado de fora [dos pit-stops] por mais tempo, porque isso fez com que o último stint se tornasse impossível, com muitas voltas [para completar a corrida].”
Por fim, Jenson explicou as dificuldades vividas no último trecho da corrida, quando percorreu as derradeiras voltas da corrida em Istambul com os pneus bem mais desgastados que os dos oponentes Hamilton e Nico Rosberg, que terminaram em quarto e quinto, respectivamente. O piloto da McLaren descreveu a queda de rendimento do MP4-26 depois da queda de rendimento dos compostos. “Você não corre mais. Você vira alvo fácil. É inacreditável a diferença de velocidade”, concluiu.
Fonte: Grande Prêmip
8 de maio de 2011
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