11 de maio de 2011

Alonso faz contas e vê chance de lutar pelo título

Piloto espanhol comparou os seus resultados das temporadas 2010 e 2011

No último final de semana, o espanhol Fernando Alonso conseguiu o primeiro pódio da equipe Ferrari no ano, chegando na 3º posição em Istambul Park, na Turquia.

Quinto lugar com 41 pontos no mundial de pilotos 2011, Alonso explicou em seu blog no site da Ferrari que, apesar das três vitórias de Sebastian Vettel da Red Bull em quatro GPs, a Ferrari pode lutar pelo título na temporada 2011.

De acordo com os números do espanhol, se os resultados continuarem a ser bons, ele pode brigar pelo título este ano.

"Eu gosto de brincar com números e nas viagens entre minha casa, Maranello e a Turquia, fiz uma comparação entre minhas primeiras quatro corridas do ano passado e as deste ano nos GPs correspondentes", contou Alonso.

"O que saiu das minhas contas é que comparado com 2010 [nas quatro primeiras provas] eu tenho oito pontos a menos, 49 x 41, mas nas mesmas quatro corridas desse ano eu trouxe para casa 13 pontos a mais, se comparado ao ano passado, 41 x 28", explica Alonso, comparando o seu desempenho nas mesmas pistas entre este ano e o passado (Melbourne, Sepang, Xangai e Istambul).

No entanto, como ele mesmo admite, o problema de Alonso em 2011 não é necessariamente o seu aproveitamento, mas o do líder do campeonato, Sebastian Vettel. Após as quatro primeiras corridas do ano passado, o alemão, campeão de 2010, tinha 45 pontos, 48 a menos do que tem hoje.

No caso do desempenho específico nas mesmas pistas, a melhora do piloto da Red Bull é ainda melhor: 93 x 33.

"É verdade que a diferença para os pilotos que estão na frente da tabela é muito maior [52 pontos] comparada com a que eu tinha na China em 2010 [11 pontos], mas eu bem me lembro que depois de Silverstone ano passado eu estava a 47 pontos do topo da tabela e nós só tínhamos oito corridas restantes."

De qualquer maneira, o espanhol lembra a sua arrancada na segunda metade do último campeonato para manter suas esperanças de brigar pelo título no final da temporada.

"Hoje, ainda temos 15 corridas pela frente. Isso mostra que você pode olhar para a mesma situação de duas maneiras diferentes, de dois modos completamente diferentes. O que importa são os resultados e começamos a chegar ao pódio: nós precisamos fazer isso regularmente e, se conseguirmos, eu estou convencido de que podemos de novo lutar pelo título", afirmou Alonso.


Fonte: Tazio

Sem comentários: