2 de agosto de 2010

Boletim de desempenho da metade da temporada de Kimi

Agora que a temporada do Campeonato Mundial de Rali já está com mais da metade do caminho andado, conversamos com o astro finlandês Kimi Räikkönen para ver como ele avalia seu progresso até agora...
O que você acha de seus resultados até agora neste ano?
"Eu diria que nossos resultados são o que esperávamos; ou talvez um pouco melhor do que esperávamos. Quando entramos neste ano, sabíamos que não seria fácil e que levaríamos algum tempo para nos adaptar e é claro que tem sido o caso.

Se considerarmos que todo mundo tem tão mais experiência do que nós e que nós não havíamos feito nem mesmo cinco ralis antes do começo do ano, não é tão ruim.

A Suécia foi um evento traiçoeiro para começarmos o ano, pois a aderência ficava mudando o tempo todo; então foi um pouco mais normal no cascalho no México. A Jordânia foi um rali muito traiçoeiro mas ficamos muito satisfeitos em marcar nossos primeiros pontos, e então tivemos a Turquia, onde terminamos em quinto, que foi um ótimo resultado.

Depois da Turquia, perdemos o Rali da Nova Zelândia, e então tivemos Portugal, que foi difícil para nós porque levamos um pouco de tempo para voltar ao ritmo novamente. Quando fomos para a Bulgária, eu tinha uma boa sensação no asfalto, e se não tivéssemos tido um acidente, acho que poderíamos ter terminado entre os cinco melhores."


E a Finlândia?
"Na verdade, a Finlândia foi como a Bulgária: algumas partes boas e algumas partes ruins. Mas teríamos terminado entre os oito melhores, não entre os cinco."

Então que nota você daria a si mesmo, até 10?
"Não tenho certeza: acho que talvez cinco? Porque algumas partes foram boas e algumas não tanto, mas no final foi mais ou menos o que eu estava esperando. OK, talvez tenhamos ido um pouco melhor do que eu esperava, então eu poderia me dar cinco e meio ou seis?"

Fazer notas de ritmo tem sido um grande desafio. Como está indo?
"É provavelmente uma das coisas mais difíceis para mim. Mesmo quando eu estava na Fórmula 1, eu nunca gostei quando os engenheiros falavam comigo no rádio quando eu estava pilotando o carro no circuito. Mas agora isso é parte do trabalho. Provavelmente vou conseguir mais velocidade ao melhorar as notas de ritmo do que em qualquer outra área."

O rali é um esporte levemente maluco. Você não se assuta com isto?
"Não, não há nada que eu tema num carro de rali: é simplesmente um tipo muito diferente de pilotagem. No fim, você só tem que acreditar em seu co-piloto e em suas notas de ritmo, porque isto faz parte das habilidades do rali.

Tendo dito isto, quando você sai da pista num circuito, normalmente você acaba na brita ou num muro de pneus. Quando você sai da pista no rali há árvores. Não há espaço para erros, e apesar de eu estar cometendo alguns o tempo todo, esta é uma das coisas que me atraem no rali. Se fosse fácil, todo mundo o faria."

Seus objetivos mudaram neste ano?
"Não, na realidade não. Eu só quero melhorar gradualmente e aprender tudo que preciso para ter sucesso no rali. Não é realista esperar muito do seu primeiro ano, o rali se conquista com a experiência.

As chances de eu ganhar alguma coisa neste ano não existem, mas se eu pudesse ter mais um ou dois resultados entre os cinco melhores, isso seria realmente bom. Mas eu acho que vai ser difícil..."

Fonte: RedBull
Agradecimento: Kriss
Tradução: Fran

Sem comentários: