18 de março de 2010

Tradução: scans da revista da Citroën

PERFIL: Kimi Räikkönen
Por Heikki Kulta






De acordo com muitas medidas, Kimi Räikkönen é o finlandês mais famoso do mundo neste exato momento.
Sabe-se em praticamente todos os cantos do mundo que Kimi é um campeão mundial do pináculo das corridas de circuitos, a F1. Onde a Finlândia fica no mapa não é tão conhecido. Este ano, Räikkönen certamente vai conquistar mais fãs quando corajosamente faz sua mudança da melhor equipe de F1 para o melhor carro de rali WRC. A novidade brilha na aparência do piloto finlandês de todas as formas, apesar de que o sucesso no rali vai levar muito tempo e trabalho duro. "O rali é um mundo completamente diferente comparado ao que eu estava acostumado na F1. No paddock da F1, tudo é um pouco duro e conservador. No rali, as pessoas são mais descontraídas," diz o jovial Räikkönen.
A mudança surpreendente de Räikkönen da F1 para o rali foi coberta como mega notícia, semelhante ao retorno do hepta-campeão mundial Michael Schumacher aos Grandes Prêmios de F1 após três anos.
Räikkönen é uma celebridade com C maiúsculo, mas ainda timidamente se esconde da publicidade. "A publicidade é só uma parte do trabalho. Mas é um grande alívio que no rali posso ficar um pouco mais relaxado com isto."
Räikkönen sempre adorou com paixão as corridas. Ele nunca foi vago sobre isso. "É claro que eu estaria vivendo no paraíso se este trabalho fosse só a pilotagem. Adoro pilotar um carro de corrida. Adoro quando podemos melhorar o carro e trabalhar eficientemente. Adoro quando podemos competir pela vitória."

ELE É ELE MESMO
De todos os pilotos finlandeses, Kimi é definitivamente o que menos mudou com a publicidade da F1. Kimi é conhecido como um Homem de Gelo e um piloto de corridas, mas sua família e amigos o conhecem como um cara carinhoso que tem um coração aquecido. "Eu não acho que mudei em nada. Não tenho motivos para isso. Não estou aqui para construir conscientemente uma imagem pública e não acho que ninguém espera isto de mim também. É bom que eu possa ser exatamente do meu jeito. Não mudei nem um pouco e é melhor quando ninguém espera que eu seja algo que eu realmente não sou." Bem, como é Kimi Räikkönen então? "Eu provavelmente sou diferente de muita gente em muitos sentidos. Pelo menos tenho vivido minha vida do jeito que quero. Não me estresso com muita coisa. Normalmente faço o que quero fazer."

O MAIOR DESAFIO DE SUA CARREIRA COMO PILOTO
Räikkönen teria gostado de pilotar para a Ferrari neste ano, mas como isto não foi possível por razões diferentes, ele decidiu mudar para um cenário completamente diferente.
O astro da F1 Räikkönen se tornou o piloto de rali Räikkönen. O uniforme vermelho da Ferrari foi substituído pelas cores da Citroën e da Red Bull quando Kimi assinou um contrato de um ano com a Red Bull Racing que aluga um carro para Kimi da equipe Citroën Junior. "Este é o desafio mais difícil de minha vida. Mas é algo que eu quero muito. Pela primeira vez eu tenho que aprender algo do princípio. No circuito, você corre contra outros carros, mas no rali você corre contra o relógio. Na F1 você se senta sozinho, no rali você se senta com um co-piloto. As notas são tão importantes no rali como é sua intuição na F1." A carreira de rali de Räikkönen provocou muita discussão no mundo do automobilismo. Como esperado, Kimi está aprendendo os segredos do C4 da Citroën do jeito difícil. Kimi se familiarizou com bancos de neve tanto na Lapônia quanto na Suécia. "Os erros são perfeitamente normais e também é normal que haverão mais erros. O mais importante é fazer as melhores notas possíveis e aprender a pilotar precisamente de acordo com elas." Haverão muitas novas coisas a analisar quando a superfície for mudada da neve para o cascalho e o asfalto. "Na F1, você aprende os circuitos ao pilotar por eles. No rali, cada curva é diferente e cada situação é nova. Você só se ajusta a elas quando ganha mais experiência."

É PRECISO PACIÊNCIA
Paciência e vontade de aprender são, é claro, desafiadas, quando há obstáculos. Mas Räikkönen sabe como lidar com eles com seu próprio e eficiente jeito. "Aquela sensação ruim vai embora tão rápido quanto chega. Você fica brabo por um momento e depois esquece. Sempre fui assim. Quando comecei, o carro costumava quebrar o tempo todo e não tinha muito a fazer a não ser chorar e reclamar. Mas isso seria inútil. Fazer um auê não ajudaria porque não mudaria o resultado."
Räikkönen não se arrependeu de sua escolha em nenhum momento. "Sempre quis tentar o rali em algum momento e agora que eles estão pilotando com carros WRC achei que seria bom testá-los também. Tenho um contrato para este ano. Se vou ficar no rali ou voltar à F1, depende de como minha carreira no rali será e o que acontecer na F1."


TRÊS FATOS SOBRE KIMI
1. Kimi tem uma habilidade excepcionalmente bem desenvolvida de perceber o tempo, lugar e espaço em três dimensões. É um traço neuropsicológico que é altamente proveitoso para um piloto de corridas.
2. Se Kimi não fosse um piloto de corridas, seria um jogador de hóquei no gelo. Ele costumava jogar quando pequeno mas desistiu porque os treinos eram de manhã muito cedo.
3. Kimi gosta de música finlandesa. Toco música finlandesa quase o tempo todo. Bem, na verdade eu não toco, eu normalmente só escuto no rádio."


OS AMIGOS DE KIMI FALAM SOBRE ELE
Räikkönen tem uma reputação de ser o grande silencioso das pistas de corrida. Mas o que ele e seus companheiros de equipe e rivais pensam?

Felipe Massa, que pilotou por três anos como companheiro de equipe de Räikkönen, brincou com a imprensa italiana que em apenas alguns dias ele tinha falado mais com Fernando Alonso do que falou na vida toda com Kimi. Kimi respondeu a seu comentário quando foi entrevistado pela mídia em Paris antes do início da temporada WRC. "Conheci Dani Sordo quando pilotamos no Rali Ártico da Lapônia e falei mais com ele do que com Massa durante três anos."

Andrea Stella, o engenheiro de corrida de Räikkönen no ano passado e que é agora responsável pelo carro de Alonso, confessou na última corrida da última temporada que vai sentir a falta de Kimi tanto como amigo como companheiro de equipe. "Não vou sentir saudade de Kimi só por razões pessoais, mas também porque sei o quão rápido e competitivo ele é como piloto," disse Stella.

E o que seus rivais pensam de Räikkönen?

"Kimi é um cara bastante simpático. Completamente diferente do que eu pensava baseado em artigos de revistas," disse Dani Sordo da fábrica da Citroën após sua viagem a Rovaniemi.

O piloto de F1 Robert Kubica tentou fazer rali durante o inverno e planeja seguir o exemplo de Kimi após sua carreira na F1. O polonês gosta do estilo de Räikkönen e está acompanhando seus passos em sua carreira no WRC. "Eu costumava ter uma atitude diferente em relação a Kimi até que conversamos um pouco mais num GP na Ásia. Kimi é um cara estranho. Durante três anos trocamos apenas algumas palavras. Então, de repente, começamos a conversar e conversamos por um longo tempo. Kimi gosta de kart e rali. Bem como eu."

O candidato a campeão de F1 Sebastian Vettel mora próximo a Räikkönen na Suíça. O astro alemão da Red Bull fala muito abertamente sobre gostar da atitude de Kimi e de seu estilo de vida descontraído. "Fico feliz que Kimi more perto. Ele é um cara legal. Gosto muito de Kimi porque ele é sempre sincero e um cara muito aberto. Muitas pessoas dizem que não gostam de Kimi por causa de seu jeito. Mas Kimi também pode ser muito engraçado. Ele é sempre o mesmo e não trata ninguém diferente. Não importa quem seja. Kimi sempre diz o que está pensando."


Fonte: Revista Citroën
Cortesia: Nicole e Dracaena
Tradução: Fran

Sem comentários: