3 de março de 2010

Rali do México - Räikkönen faz o reconhecimento


O México tem uma longa e rica história no automobilismo, com o primeiro Grande Prêmio do México tendo sido disputado em 1962. A competição da Fórmula 1 foi vivida em seu mais recente formato entre 1986 e 1992 no Autodromo Hermanos Rodriguez, nomeado em homenagem dos dois irmãos que fizeram história no automobilismo mexicano.

Mas isto foi muito tempo antes de Kimi Räikkönen. Quando o último GP ocorreu no México, ele tinha apenas 12 anos. Então o México é uma experiência totalmente nova e um novo país para o piloto da Red Bul, que vai participar do que é somente seu sétimo rali neste final de semana.

"Na verdade é muito legal ir a algum lugar novo e ver algo diferente," disse Kimi, que já completou o reconhecimento dos 22 estágios que formam o Rali do México. "Este evento não é exatamente o que eu estava esperando. Os estágios exigem muito e são bastante sinuosos, mas ainda há alguns pedaço onde a pilotagem flui, onde é um pouco semelhante ao Rali da Finlândia. A notícia boa é que parece ter um pouco mais de consistência na superfície do que na Suécia. Mesmo no carro de reconhecimento, dá pra sentir que o nível de aderência não varia muito. Como será quando fizermos os estágios em velocidade máxima no carro de rali, eu realmente não sei: mas há muitas coisas que eu ainda não sei sobre o rali!"

Tendo sido forçado a ficar no banco do teste pré-evento da equipe Citroën Junior após o agravamento de uma antiga lesão nas costas que ele tem desde os tempos de F1, Kimi se sente confiante que isto não vai atrapalhá-lo mais durante o rali.

"Minhas costas estão bem agora," ele disse. "Eu vou usar um cinturão de rins - um tipo de colete ortopédico - durante o rali só para manter tudo em seu devido lugar, mas tenho certeza que não vou mais ter problemas. Se eu fosse ter dores, eu as teria sentido durante o reconhecimento, mas estava bem. Na verdade, não estou muito preocupado em ter perdido o teste: a equipe tem alguns dados muito bons para este rali mesmo assim."

Uma das maiores melhoras que Kimi percebeu desde a Suécia está em suas notas de ritmo, lidas pelo seu co-piloto Kaj Lindström. "O nível de detalhes nelas está muito bom agora," adicionou Kaj. "Nosso reconhecimento foi muito bom e pude perceber que Kimi teve uma ótima sensação com os estágios. Eu espero que todos os estágios sejam bons para nós, mas há muitos que achamos que possam ser muito bons, como o SS3 e o SS12. As estradas ficam bem limpas, então acho que a nossa posição de início vai nos ajudar também."

Após aprender muito na Suécia, o Campeão Mundial de F1 de 2007 planeja ter a mesma abordagem no México. "A maior parte da velocidade que temos que ganhar está em eu aprender mais sobre o carro, então este vai ser o foco principal aqui," ele concluiu. "Vamos construir em cima de tudo que já aprendemos em nosso próprio ritmo, e com sorte alguns bons tempos nos estágios vão resultar disso também. No shakedown amanhã, planejamos fazer o máximo de passadas possível para sentir melhor as estradas. Até agora, estou realmente curtindo o México, apesar que mesmo no reconhecimento eu fiquei bastante surpreso em quanta potência você perde com a altitude. Tivemos ótimas boas-vindas de todos aqui e eu gosto da comida mexicana, então eu sei que vamos nos divertir. Afinal, o México é famoso por isso!"

O estágio de shakedown amanhã começa às 08:00 (horário local), do estacionamento de serviços no Poliforum em León.


Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran

Sem comentários: