19 de março de 2010

FIA abre processo de seleção de novas equipes para a Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu abrir um processo de seleção para equipes candidatas a ocupar qualquer vaga que fique disponível no Mundial de Fórmula 1 a partir de 2011.

A FIA anunciou em um comunicado que selecionará “uma ou mais possíveis reservas para ocupar tais vagas”. O processo de escolha levará em conta principalmente o compromisso em longo prazo das equipes aspirantes, que deverão estar em condições de competir nos campeonatos de 2011 e 2012.

Os detalhes do processo, assim como os critérios de seleção, serão comunicados aos candidatos que manifestem interesse a FIA até o dia 15 de abril e pagarem uma taxa de administração de mil euros.

Entre os critérios que a entidade levará em conta, estão a capacidade técnica e os recursos financeiros do time. Experiência, recursos humanos e o valor que a nova equipe possa agregar ao campeonato também serão analisados. A seleção das candidatas está prevista para o mês de julho.

A Fórmula 1 recebeu três novas equipes para a temporada 2010. Além da natural dificuldade de criar um projeto do zero, todas elas têm preocupação constante com as finanças. Novata este ano, a Hispania de Bruno Senna quase ficou fora do campeonato por falta de recursos, e só conseguiu resolver seus problemas em cima da hora, estreando no Bahrein sem nunca ter rodado um único quilômetro.

Já a USF1, que estrearia este ano, não conseguiu recursos e ficou de fora do campeonato. A desistência da equipe norte-americana gerou novas críticas aos critérios usados pela FIA na seleção feita em 2009. Equipes que perderam a vaga para a USF1, como Prodrive e Stefan GP, alegam que os critérios da entidade levaram em conta uma questão política em detrimento das condições financeiras, recursos técnicos e experiência no automobilismo.

Fonte: Uol Esportes

Sem comentários: