4 de março de 2010

Coluna do Kimi: Prévia do Rali do México


Esta é minha primeira viagem ao México, este é meu primeiro rali neste continente e este é meu primeiro rali no cascalho com este carro Red Bull Citroën WRC. Obviamente, são diversas novas coisas para mim na mesma viagem.

Este é meu sétimo rali com meu co-piloto Kaj Lindström. Como sempre, viemos aqui com uma sensação bastante positiva. Vai ser muito interessante ver como o carro funciona e quanta aderência vamos ter desta vez após dois ralis numa superfície tão diferente.

Quando você olha para os cenários por trás do pára-brisa, você vê cadeias de montanhas e árvores raquíticas e secas, e poeira. O clima é muito quente e estamos a algo como 2000 metros acima do nível do mar. Bem, vai ser um rali bastante suado. Sem dúvida.

Tenho visto o tempo todo a importância de acertar as notas de ritmo. Agora vai ser ainda mais decisivo. Notei quanto você tem que se esforçar enquanto faz as notas. Agora me parece um pouco mais fácil, mas com certeza, nunca será o trabalho mais fácil do mundo.

Não testamos após o Rali da Suécia, mas agora já fizemos as notas de ritmo aqui na área de León. Meu objetivo é exatamente o que tínhamos na Suécia - terminar o rali sem muita programação extra na estrada.

Cada milha significa mais experiência para mim e mais tato para mim. Quando passamos por todos os estágios duas vezes, ajuda um pouco. Mas aqui, obviamente, as estradas estarão se desgastando e a superfície vai estar mudando o tempo todo. Então você nunca sabe como vai estar quando você entrar no estágio.

Só corri uma vez no cascalho. Foi no Rali da Finlândia no ano passado, com meu próprio carro. O cascalho é a superfície que todo mundo associa com o rali. E para mim é um contraste completo com qualquer coisa que vive nas corridas de Fórmula 1.

Escorregar com um carro de Fórmula 1 significa que você fez algo errado. Aqui é como deve ser, no ralli. Aprendemos muito na Suécia e isto certamente vai nos ajudar no México, mas efetivamente estamos começando tudo de novo do início agora, pois este rali não tem nada em comum com a Suécia.

Minha abordagem será exatamente a mesma: queremos construir nossa velocidade num ritmo confortável e acima de tudo chegar ao final.

Espero que o México seja um pouco mais fácil para nós, mas com o cascalho sendo a superfície mais comum no WRC, é importante que consigamos aprender o máximo possível.

Conseguimos nos tornar mais rápidos na última vez que saímos e esta será nossa meta novamente no México.


Fonte: KimiRaikkonen.com
Cortesia: TaniaS, Anelise
Tradução: Fran

Sem comentários: