1 de agosto de 2010

Webber ganha 4ª e campeonato embola na Hungria

Com resultado, cinco pilotos estão separados por 20 pontos na tabela

Com uma estrategia de equipe diferenciada dos rivais e muito arriscada, Mark Webber conquistou a vitória no GP da Hungria de F-1.

O australiano deixou de parar nos boxes na 15ª volta, após a intervenção do safety car para a retirada de uma peça da pista, e correu em ritmo de classificação até a volta 38, parando e voltando na frente.

Para que isso acontecesse, Webber também contou com um "drive through" ao companheiro Sebastian Vettel, por ter infringido a distância mínima para o safety car no período de intervenção. Ao alemão, restou a terceira posição, em uma batalha frustrada contra Fernando Alonso, o segundo.

Felipe Massa cumpriu sua tarefa e foi o quarto, comprovando a evolução da Ferrari, com Vitaly Petrov salvando a honra da Renault ao ser quinto, logo à frente de Nico Hulkenberg, da Williams. Pedro de la Rosa (Sauber), Jenson Button (McLaren), Kamui Kobayashi (Sauber) e Rubens Barrichello (Williams) completaram a zona de pontuação.

Barrichello, por sinal, foi o personagem da principal ultrapassagem da corrida, sobre Michael Schumacher, a três voltas do fim, em uma manobra perigosa
do alemão, que espremeu o rival no muro. Outro momento de tensão foi o pit stop coletivo, onde Robert Kubica foi liberado antes da hora e acertou Adrian Sutil, enquanto Nico Rosberg perdeu a roda traseira, que acertou um membro da Williams, que está com suspeita de concussão.

A corrida em detalhes

Vettel manteve a ordem na largada e, em duas voltas, abriu uma vantagem de 2s5 para Alonso, que passou Webber ficou em segundo, com Massa em quarto.

O maior momento de emoção até a volta 15 foi quando Hamilton passou Petrov por fora na curva 2. Tirando isso, a corrida começou maçante e sem graça, até o momento em que um pedaço do bico do carro de Liuzzi ficou no meio da pista, provocando a entrada do safety car.

Com isso, nada menos que 20 pilotos foram aos boxes e o caos foi instaurado. Ao ser liberado dos boxes, Kubica acertou Sutil (e foi punido por isso), enquanto Rosberg perdeu a roda traseira direita, colocada de forma errada.

Nessas movimentações, Webber não parou e tomou a ponta, seguido de Vettel, Alonso, Hamilton e Massa. Sexto, Barrichello imitou Webber e seguiu na pista, em sexto. Os brasileiros ganharam uma posição quando o atual líder, Hamilton, abandonou no giro 23.

A corrida passou a ficar interessante para o campeonato quando Vettel foi colocado sob investigação por ter excedido a distância de dez carros ppara o safety car. Enquanto isso, Webber seguia na dele, lá na frente, com 6s de distância.

Na volta 28, veio a punição: Vettel teria de cumprir um drive through nas próximas três passagens. A punição foi cumprida na 31ª volta, com o alemão retornando à frente de Massa, em terceiro.

Sabendo que precisaria parar de qualquer forma, Webber tratou de acelerar para se transformar na esperança da Red Bull, abrindo 16s9 na metade da corrida. O que parecia impossível foi obtido na volta 38: o australiano abriu 19s2, o suficiente para parar nos boxes e voltar na frente.

Mas Webber esperou abrir uma vantagem de 22 segundos para parar na volta 44, retornando à frente e deixando Alonso e Vettel brigarem entre si, com ambos separados por 0s6. Não contente, Webber fez uma série de voltas rápidas ao retornar à pista.

Enquanto Vettel só tentava, mas não passava Alonso, Webber abria dez segundos de vantagem para os dois. Já Barrichello fez sua única parada a 15 voltas do fim, voltando em 11°, atrás de Schumacher, travando um duelo emocionante com o ex-companheiro de equipe e desafeto, ganhando a posição na marra, em uma manobra perigosa do alemão, que espremeu
Barrichello no muro.

Campeonato embola

Restando sete corridas para o fim da temporada, a tabela mostra que ainda não há favoritos: Webber é o novo líder com 161 pontos, contra 157 de Lewis Hamilton (que abandonou com problemas), 151 de Vettel, 147 de Button e 141 de Alonso. A próxima etapa acontece só no fim do mês, no dia 29, em Spa-Francorchamps.

Final:
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1h41min05s571 ( 70 voltas )
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 17s8 ( 70 )
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 19s2 ( 70 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s4 ( 70 )
5°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 73s1 ( 70 )
6°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 76s7 70 )
7°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1 volta ( 69 )
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta ( 69 )
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta ( 69 )
10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 69 )
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta ( 69 )
12°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 69 )
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta ( 69 )
14°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 3 voltas ( 67 )
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 3 voltas ( 67 )
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3 voltas ( 67 )
17°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas ( 67 )
18°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4 voltas ( 66 )
19°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 4 voltas ( 66 )

Não completaram
20º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), ( a 47 voltas )
21°. Robert Kubica (POL/Renault), ( a 47 )
22°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), ( a 55 )
23°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), ( a 55 )
24°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), ( a 69 )

Fonte: Tazio

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