17 de março de 2010

Webber se mostra a favor do retorno da regra dos 107% nas classificações

Para Mark Webber, a volta da regra dos 107% à F1, que impede a entrada de carros muito lentos no grid, seria uma boa coisa

Acostumado a debater nos bastidores assuntos importantes da F1, Mark Webber falou sobre mais um ponto que vem dividindo opiniões nos últimos dias: a volta da regra dos 107%. O australiano disse que é favorável ao retorno dela.

Se essa regra estivesse em vigor, que foi aplicada de 1996 a 2002, ficaria de fora do grid de largada qualquer piloto cuja melhor volta na classificação fosse mais lenta do que um giro hipotético de 107% em relação ao primeiro colocado.

No caso do GP do Bahrein, os carros da Virgin e da Lotus se classificariam sem problemas, mas as duas Hispania seriam eliminadas.

“Eu li que a regra dos 107% vai voltar no ano que vem, o que, com certeza, será uma boa coisa”, disse Webber, que relembrou seu início de carreira na Minardi, em 2002, quando a equipe trabalhava muito para cumprir a nota de corte.

“Paul Stoddart [dono e chefe de equipe da Minardi em 2002] sempre teve isso, ele tinha de quebrar a cabeça todo ano para tentar cumprir essa regra. Às vezes, seus carros tinham de voltar para casa. Eu acho que é uma boa regra para obter o máximo de qualidade e preparação no nível certo”, continuou o piloto da Red Bull.

Mark comentou sobre a Hispania e declarou que a equipe iria apenas participar, e não correr, no Bahrein. Para o australiano, a equipe ainda não almeja uma melhor performance. Por outro lado, isenta Karun Chandhok de qualquer crítica o indiano estreou direto em uma classificação da F1 sem treinar uma só vez com o carro do time espanhol.

“Ele tem uma boa experiência nas categorias de base, o que é uma boa coisa, não é como aconteceu há alguns anos em Budapeste, quando tivemos um cara israelense, o que foi uma total loucura”, afirmou Webber, se lembrando do caso de Chanoch Nissany, que estreou nos treinos livres para o GP da Hungria de 2005 sem qualquer teste e se mostrou muito aquém de todos os pilotos.

“Chandhok conhece do riscado. Ele nos disse que eles estavam fazendo seu shakedown no meio do GP. Alguns vão argumentar que isso não está certo, outros vão dizer que era o que tinha de ser feito”, disse Mark, para completar com elogios ao trabalho da Virgin e da Lotus. “Eles fizeram um bom trabalho.”

Fonte: Warm Up

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