León, a cidade que hospeda o Rali do México, produz 60% dos sapatos no México. Um fato interessante por si próprio, mas poucas pessoas se dão conta do significado que os sapatos passaram a ter na cultura mexicana. A palavra em espanhol para 'sapato' é 'zapato': algo que você vai ver sobre a porta de quase todas as lojas em León. E com certeza não é coincidência que outra das exportações mais notáveis do México é o bigode Zapata, favorecido inicialmente por revolucionários e o Village People mas que agora curte um pequeno mas significativo retorno entre os fashionistas de plantão.
Pelos na cara ainda não foram adotados pela maioria das equipes do Campeonato Mundial de Rali, provavelmente porque é intrinsicamente anti-aerodinâmico. Apesar da Finlândia ser um dos últimos bastiões do bigode - o tetra-campeão do WRC Juha Kankkunen tinha um como sua marca registrada - Kimi Räikkönen não planeja deixar crescer o seu num futuro próximo.
Em vez disso, ele concentra seus esforços no Rali do México: o segundo evento de seu WRC com a Red Bull. Graças a seus estágios poeirentos no cascalho, enchiladas picantes e bandas que tocam Mariachi sem parar, o México não poderia apresentar um contraste maior à rodada de abertura na Suécia. Mas se não fosse uma excursão custosa num banco de neve no dia de abertura por lá, Kimi teria ia terminado confortavelmente dentro dos oito melhores.
"O cascalho é a superfície que todo mundo associa com o rali, e é claro que é um contraste completo com qualquer coisa que eu vivi na Fórmula 1," disse o piloto da Red Bull. "Se você está escorregando com um carro de Fórmula 1, alguma coisa está erraa, mas no rali isso é algo que você faz todo dia. Aprendemos muito na Suécia e isso certamente vai ajudar no México, mas efetivamente estamos começando tudo de novo do início agora. Minha abordagem vai ser exatamente a mesma: queremos melhorar nossa velocidade num ritmo confortável e acima de tudo chegar ao final. Conseguimos ir ficando cada vez mais rápido na última vez que corremos e esse será nosso objetivo novamente no México."
Como é o caso em todos os ralis tirando o Rali da Finlândia este ano, o México será uma experiência completamente nova para Kimi. Contudo, seu co-piloto Kaj Lindström já competiu no Rali do México duas vezes e espera que possa utilizar essa experiência para ajudar Kimi a progredir.
"Na verdade, abandonei o rali nas duas ocasiões anteriores então tenho o que provar a mim mesmo!" ele disse. "Mas tenho uma boa ideia do que esperar dos estágios mexicanos. Fiquei realmente impressionado com o quanto Kimi conseguiu aprender na Supécia, e se pudermos fazer o mesmo ritmo no cascalho ficarei muito feliz. Sei o quanto Kimi está ansioso para este rali e tenho certeza que ele vai curtir cada quilômetro: particularmente, como as seções de estradas são muito curtas, há ação mais ou menos sem parar!"
Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran
1 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário