15 de março de 2010

Kimi Räikkönen - O Grande Silencioso


Rali. O pessoal do rali internacional já estão acostumados com os estranhamente falantes pilotos finlandeses de rali. Agora eles estão confusos com Kimi Räikkönen - ele é só mais um comum e silencioso finlandês. Apu entrevistou muitos experts do rali no Rali da Suécia. Eles não ficaram surpresos com a velocidade de Räikkönen.

Os fotógrafos que viajam pelo mundo se perguntavam uns aos outros:

- Ele é idiota?

As reações dos repórteres estrangeiros também dizia muito:

- Ooh la la!

Um repórter francês conseguiu receber uma resposta de duas frases. É claro, de Kimi Räikkönen.

Räikkönen passou a maior parte de sua carreira em carros de corrida rodeado por dezenas de fotógrafos e repórteres. Ele odeia esse tipo de situação.

O finlandês aprendeu muito rapidamente como agir enquanto os flashes das câmeras disparavam ao seu redor no paddock da F1. Ele tinha que passar pela frente dos fotógrafos e repórteres sempre quando caminhava do paddock ao motorhome, construído dentro do circuito.

Ele sempre caminhava por esta repulsiva distância num ritmo acelerado. Os fotógrafos tinham que ou dar espaço para que ele passasse ou seriam atropelados por ele. Räikkönen continuava olhando para baixo. Quando pressionado pelas lentes das câmeras e pelos fotógrafos, ele criava seu próprio espacinho.

Nesta pequena bolha, Räikkönen ficava em paz. Ele só saía de seu próprio mundo por um momento se algum fotógrafo o empurrava sem querer. Com a mudança da F1 para o rali, dizem que Kimi Räikkönen mudaria.

- Kimi não mudou nada, disse Riku Kuvaja no paddock do Rali da Suécia.

Aparentemente não. Räikkönen caminha para a frente e para trás do caminhão da Citroën e do carro de rali numa velocidade que ninguém tem tempo de perguntar nada a ele. Quando Räikkönen termina um estágio, ele não abre a porta para os repórteres fazerem perguntas. Ele também ficou dentro do carro no estacionamento de serviços. Kaj Lindström teve que falar em seu lugar.

Um repórter francês pescando por uma resposta curta teve sorte pois Räikkönen teve que ir pegar sua jaqueta do porta-malas na noite de sábado. Durante sua pequena viagem, Räikkönen deu menos de cinco comentários a alguns repórteres.


As pessoas do rali internacional estão acostumadas com finlandeses falantes fora do comum. Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala são esportistas modernos que estão sempre prontos para comentar suas performances.

Muitos deles lembram as bagunças de Marcus Grönholm, Tommi Mäkinen, Juha Kankkunen & co. O primeiro campeão mundial de rali finlandês, Ari Vatanen, trilhou pela fala seu caminho ao Parlamento Europeu - como o representante da França.

Kimi Räikkönen quebra todas as regras não-escritas do mundo do rali. Isso por si só já deixa os repórteres nervosos - até mesmo alguns repórteres finlandeses.

- Qual é o problema de Kimi com a mídia? - os repórteres perguntaram ao pessoal da Citroën no paddock no Rali da Suécia.

Escutava-se Räikkönen, que acabara de comentar brevemente ao mestre de cerimônias, através dos alto-falantes. Porque o organizador tinha solicitado a todos os pilotos que fizessem isso.

Os repórteres de rali estão acostumados a ganhar suas próprias sessões de entrevistas. Na Citroën, eles fizeram o que podiam para fazer algo positivo, prometendo que Räikkönen falaria durante seu próximo intervalo.

- Sério? Eles disseram isso? Acho que eles esqueceram de perguntar a Kimi, ri Mark Arnall.

E Räikkönen não falou.

Mas vamos entrar no macacão de corridas de Räikkönen por um momento e pensar no que o homem poderia dizer. Todas as perguntas já foram feitas e Räikkönen já respondeu a todas. Ele ainda está aprendendo o rali. É um grande desafio e ele não tem expectativas sobre suas posições.

Por que ele deve responder às mesmas perguntas várias vezes? Räikkönen não gosta de discurso e ele não quer começar a inventar respostas para cada repórter.

Quando os fotógrafos de rali se perguntam se Räikkönen é idiota eles ficam confusos com o comportamento frio do homem. Mas Räikkönen não é uma pessoa fria. Se ele vê um rosto familiar no paddock, você verá um brilhante e gostoso sorriso em seu rosto. Räikkönen somente não sorri a todo mundo que ele encontra - é comportamento típico de um finlandês.


Kimi Räikkönen gosta de correr. Ele bebe. Kimi Räikkönen também é amigo de Matti Nykänen. Alguns finlandeses ficariam envergonhados deste currículo no exterior.

Os fãs de Räikkönen podem perguntar o contrário: por que ficar envergonhado? Räikkönen ascendeu ao grupo dos esportistas mais famosos e mais bem pagos porque é um dos pilotos mais talentosos da história do automobilismo - e não graças a seus talentos discursivos.

Räikkönen deixa sua pilotagem falar por si.

Entre as pessoas da F1, Räikkönen é imensamente respeitado. Sua habilidade de pilotar um carro de F1 deixaram todos os ex-campeões e outros admirados.

Räikkönen é um caso completamente único. Ele tem uma maneira de controlar um carro mística, a toda velocidade e de forma que ele possa perder o controle do carro o tempo todo.

É perigoso perder o controle quando você está pilotando a 300km/h rodeado de grades ou a 200km/h numa estreita estrada de floresta. Você fica próximo de se matar. Há sempre o risco de morte no automobilismo, não importa o quão boas sejam as precauções de segurança.

Isto diz muito sobre a diferença de Kimi Räikkönen: na F1, todos os pilotos querem que seu carro tenha understeer, em outras palavras, um carro que pressione um pouco nas curvas. Num carro de oversteering, o oposto, a traseira escorrega fácil, o que faz com que o carro rode. Räikkönen, pelo outro lado, sempre quis definitivamente um carro com oversteer na F1 porque ele tem uma habilidade singular de manter na linha de traçado um carro constantemente à beira de um rodopio - e pilotar realmente rápido por causa disto.

A equipe de rali da Citroën tentou construir um carro que se adeque ao estilo de pilotagem de Räikkönen: se não é um carro com oversteering, pelo menos é um carro com muito pouco understeering. Este trabalho será contínuo durante a série do WRC para que Räikkönen consiga exatamente o carro que seu estilo de pilotagem requer.

No rali, o over e understeering não é tão crucial quanto na F1, onde o segundo ano de Räikkönen na Ferrari foi completamente destruído por causa de seu carro construído de forma understeering.

No rali, novamente, é extremamente importante fazer as notas corretamente - e isto é algo que Räikkönen ainda não consegue, mesmo tendo Kaj Lindström, antigo co-piloto de Tommi Mäkinen o ajudando.

No rali, a tração também muda mais do que na F1. Especialmente nos ralis de inverno, a mudança de tração é feroz. No Rali da Suécia, o carro saiu do controle de Räkkönen muitas vezes. Tenho certeza que muitos se divertiram olhando as fotos do 'milionário Kimi' trabalhando duro, cavando para tirar seu carro da neve.

Mas Kimi cavou. Faz parte do trabalho de um piloto de rali. Assim como chegar ao hotel antes da meia-noite e acordar às cinco da manhã para o próximo dia de rali. Era muito mais fácil na F1.


Mas Räikkönen tem o que precisa para se tornar um piloto de rali? Ele mesmo disse antes do Rali da Suécia que estava realmente interessado em descobrir qual era o seu ritmo comparado com os outros.

O pessoal da Citroën teve que esfregar seus olhos quando olharam aos tempos parciais do Estágio Sågen. Aquele estágio foi pilotado duas vezes no mesmo dia.

Na primeira vez, Räikkönen estava meio segundo atrás de seu companheiro de equipe Sébastien Ogier, e um segundo atrás dos líderes. Mesmo assim, Räikkönen entrou num banco de neve a 100 metros do final.

Na segunda vez, Räikkönen tinha checado suas notas e estava marcando tempos impressionantes na tela. Ele ficou na frente de Ogier até alguns quilômetros antes da chegada.

- Foi um estágio diferente dos outros. Uma estrada grande, rápida e boa de pilotar. Um pouco como em Jyväskylä. No fim, os pneus perderam a tração, contou Lindström.

Mesmo assim, R6aikkönen estava apenas um segundo atrás de Ogier. Ele ficou 18 segundos atrás de Mikko Hirvonen durante um estágio de 14km. Um pouco mais de um segundo por quilômetro. Foi uma sensação. E Räikkönen estava pilotando em seu primeiro rali do WRC com um míssil de WRC de 300 cavalos.

O Rali da Suécia é, além de tudo, o lugar mais difícil de começar, porque é tão diferente de todos os outros. Ser um finlandês não ajudou Räikkönen num rali de neve.

- Um segundo por quilômetro da liderança é um feito fantástico. Normalmente levaria pelo menos uma temporada para que qualquer um pudesse mostrar tamanha velocidade, disse o relações públicas da Citroën Marek Nawarecki.

Kimi Räikkönen falou - da forma que sabe.


Para o pessoal do rali, um carro de F1 não é um carro. Um carro de rali é.

- Os pilotos de F1 não sabem dirigir um carro. Você não deve escorregar na F1. Mas Kimi sempre pilotou fora da F1 e também sabe dirigir um carro, foi o que muitas pessoas disseram.

Surpreendentemente, eles acham que Räikkönen vai se beneficiar do tanto que pilotou um snowmobile. Räikkönen também já fez safaris de alta velocidade e também participou em corridas de trenó a motor e foi bem. De acordo com experts, pilotar um snowmobile e um carro de rali têm algumas semelhanças.

- Podem ter algo semelhante, mas é 100 vezes mais difícil pilotar um carro de rali, Räikkönen disse à Apu.

De acordo com Räikkönen, o mais significante é fazer as notas.

- Eu tinha notas ruins em muitos estágios. Não dá pra pilotar tão rápido quanto você quer neste caso.

- Você resolve os problemas se tiver boas notas, dessa forma dá pra pilotar mais rápido. Para fazê-las é preciso de experiência, disse Räikkönen.

O próximo rali será no México, no cascalho. De acordo com Räikkönen, a corrida será, de certa forma, mais fácil do que na Suécia.

- A tração é mais parelha no cascalho do que na neve. Mas ainda não pilotei um metro sequer no cascalho com este carro.

Fonte: Apu
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: