7 de abril de 2010

FIA avisa às equipes que proibirá qualquer sistema de suspensão ativa

A medida foi tomada para responder às equipes que reclamaram bastante sobre um possível sistema maquiado da Red Bull que funcionava entre a classificação e a corrida

Nenhuma irregularidade foi encontrada no carro da Red Bull, mas a FIA resolveu não dar brecha para outras polêmicas parecidas. Por isso, a entidade que rege o automobilismo mundial avisou às equipes da F1 que qualquer sistema inteligente de suspensão ativa que for utilizado entre a classificação e a corrida será considerado ilegal.

A informação foi confirmada por um porta-voz da FIA à revista inglesa “Autosport”. Assim, a Federação Internacional de Automobilismo esclareceu sua posição sobre o uso da suspensão na F1, que vinha se tornando polêmico nos últimos dias com acusações da McLaren e da Mercedes ao trabalho da Red Bull.

“Qualquer sistema ou procedimento com o propósito e/ou o efeito de mudar o acerto da suspensão, enquanto o carro está sob as condições do parque fechado, será considerado como infrator do artigo 34.5 do regulamento esportivo”, diz o comunicado enviado aos times.

O artigo citado diz que se um competidor modificar qualquer parte do carro ou alterar o acerto da suspensão enquanto o carro estiver sob as condições do parque fechado, o piloto terá de iniciar a corrida no pit lane.

Durante a noite do sábado, em Sepang, a FIA realizou uma minuciosa inspeção no RB6, mas nenhuma irregularidade foi constatada. Entretanto, equipes rivais, como a McLaren, demonstraram insatisfação com a falta de clareza sobre o ocorrido e prometeram estudar uma maneira de melhorar a própria suspensão, visando o ganho de velocidade nos treinos classificatórios para as provas.

A Red Bull se mostrou indignada com as acusações, dizendo que também é contra sistemas inteligentes de suspensão ativa. “Se a McLaren tiver um na China iremos protestar contra eles porque, teoricamente, são ilegais. A FIA deu uma boa olhada em nosso carro e estão satisfeitos com o que viram”, falou Christian Horner, chefe da equipe austríaca.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: