7 de abril de 2010

Williams defende volta do KERS para melhorar imagem da F1

Frank Williams acredita que o KERS deve voltar à F1 para criar uma melhor imagem da categoria nas questões sócio-ambientais

Frank Williams acredita que a volta do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês) à F1 é necessária para a categoria ter uma imagem ecologicamente correta. O sistema foi usado no ano passado por Ferrari e McLaren durante toda a temporada. Já BMW e Renault abandonaram seu uso durante a temporada.

Para o dirigente da Williams, esse sistema representaria o interesse da categoria em mostrar sua preocupação com as questões sócio-ambientais. "Sempre acreditei que a F1 precisa de um totem para evitar o que já fazemos há muito tempo a atenção dos membros da imprensa que não seguem a F1 ativamente", disse.

"Usei a palavra totem, mas para explicar o que eu quis dizer em termos mais comuns, essa é a palavra errada, porque o Kers é uma ótima maneira de se controlar a emissão de gases e isso economiza energia", emendou, lembrando que o KERS reaproveita a energia das freadas e a transforma em potência para os carros. O sistema é recarregado a cada volta e pode ser usado pelo piloto para fazer ultrapassagens ou defender sua posição.

Williams comentou as dificuldades de se implantar o sistema, mas avisou que isso deve ser superado para que a F1 tenha uma imagem renovada. "É caro e tecnicamente complicado, mas cedo ou tarde a F1 terá de diminuir a agressão ao meio ambiente de alguma forma", analisou.

"Se três equipes usarem o KERS e as outras sete não, as chances de se ganhar uma corrida sem o aparato são inexistentes, já que o sistema ficará cada vez melhor, e isso seria uma grande desvantagem. Acredito que deveria ser obrigatório para todos", encerrou.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: