10 de abril de 2010

Turquia! Um novo horizonte para Kimi Räikkönen + 3 perguntas...


Apenas 10 dias após o final do Rali da Jordânia, a equipe Citroën Junior vai à Turquia para a quarta rodada do Campeonato Mundial de Rali da FIA, e a dupla patrocinada pela Red Bull Kimi Räikkönen/Kaj Lindström vai pilotar seu Citroën C4 WRC neste novo evento baseado próximo a Istambul.

Alguns dias depois do Rali da Jordânia, a equipe Citroën Junior embarca em um dos três novos eventos programados para a temporada 2010. Antes da Bulgária e da Alsácia, a equipe vai competir no novíssimo Rali da Turquia, baseado em Pendik, nos arredores de Istambul. O evento vai ocorrer em dois continentes, com uma cerimônia de abertura fora da mesquita de Hagia Sophia e estágios do lado asiático do rio Bósforo.

No total, 12% dos 358,84km marcados ocorrerão no asfalto. Durante o segundo dia, o estágio de 18,17km Göçbeyli (SS10 e SS14) terá 13,49km de asfalto. O setor final de Bozhane (SS12 e SS16) também será no asfalto, e partes dos estágios de Riva e Ballica também são percorridos parcialmente em superfícies fechadas.

Kimi Räikkönen e Kaj Lindström marcaram seus primeiros pontos no WRC, terminando em oitavo no geral. "Foi importante chegar ao final deste evento particularmente dificil," disse o campeão de Grandes Prêmios. "Foi apenas o meu oitavo rali, mas também o mais difícil que já vi até agora."

Na Turquia, a equipe finlandesa vai encarar outra rota e superfície, totalmente novas. "Não tenho ideia real do que esperar dos estágios na Turquia. Vamos precisar trabalhar muito no reconhecimento para poder começar o rali bem. Nosso objetivo é chegar ao final novamente, e gradualmente reduzir a distância para os outros pilotos WRC."

Três perguntas a... Kimi Räikkönen

Você marcou seus primeiros pontos no Campeonato Mundial na Jordânia. Este é um primeiro objetivo alcançado nesta temporada?

"Meu único objetivo em meu terceiro evento no WRC com o C4 era apenas chegar ao final na Jordânia. Vimos condições de estrada particularmente difíceis, com estágios muito especializados, que eram extremamente escorregadios e tinham muito poucos pontos de referência. O primeiro dia foi definitivamente o mais difícil que já competi em toda minha breve carreira no rali. Então, eu fiquei realmente satisfeito de passar por todos esses perigos sem cometer grandes erros. Não fomos particularmente rápidos, mas esta é só uma fase pela qual precisamos passar para poder progredir."

Como você vê seu progresso no volante do Citroën C4 WRC?

"O terreno da Jordânia foi muito difícil, comparado ao México. No México, me senti bastante confiante. Então decidi tentar um ir um pouco mais longe e então eu acabei saindo. Na Jordânia, decidimos ficar num ritmo seguro para ter certeza que chegaríamos ao final. Mas aprendo mais sobre o Citroën C4 WRC e como pilotá-lo a cada quilômetro. No fim de cada estágio, tive a sensação de ter aprendido um pouco mais. Estou começando a me sentir mais confortável, e talvez mais importante, estou realmente me divertindo no WRC!"

Estes quilômetros na Jordânia, eles o permitem abordar o Rali da Turquia com mais confiança?

"Mais uma vez, vamos estar descobrindo um ambiente muito diferente na Turquia. A experiência está vindo a nós passo a passo, mas cada rali é novo. Mais uma vez, o objetivo é estar lá no final. Vamos ver onde estamos após o início do rali e se tivermos a chance, vamos tentar reduzir a distância para os líderes no WRC!"

Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

Sem comentários: