7 de julho de 2011

Vettel nega vitórias fáceis e título próximo em 2011: "Nunca se sabe"

Sebastian Vettel negou que seus resultados na temporada 2011 tenham vindo, até agora, com facilidade e afirmou que sua vantagem na pontuação é alcançável

Sebastian Vettel ostenta uma impressionante vantagem de 87 pontos em relação a Jenson Button, segundo colocado, e Mark Webber, terceiro, no campeonato de 2011 da F1. O alemão, entretanto, não se vê próximo do título e prefere lembrar que ainda faltam 11 corridas para o fim da temporada.

Segundo o atual campeão da F1, a impressão de que ele vence as corridas com facilidade é falsa. "Obviamente, quando chegamos, estamos confiantes e acreditamos em nós mesmos. E acreditamos que podemos ter um bom fim de semana. Mas eu não posso tomar isso como certo para chegar e dizer 'pole', 'vitória'. Nunca vem fácil", declarou o tedesco em entrevista ao site da revista britânica 'Autosport'.

Vettel acredita que, pessoalmente, não está tão diferente de 2010, ao menos em relação à abordagem com relação ao campeonato e à possibilidade de título. "Em termos de mentalidade, eu tento ter a mesma forma de encarar do que no ano passado. Acho que no ano passado tivemos um bom começo, mas muitas coisas de errado aconteceram ao mesmo tempo, alguns erros aqui e ali. Errei, também."

O alemão de 24 anos acredita que, por mais que sua vantagem pareça extensa, as pessoas levam em conta muito mais a magnitude dos números, e não a vantagem real — uma vez que, se não pontuar em duas ou três corridas, teria a sua situação ficando perigosa novamente. "Em suma, isso não nos ajuda a nos colocar em uma posição forte para o campeonato. Ficamos realmente dependendo de cada corrida no final. Este ano, tivemos um começo muito bom e que pode nos ajudar no fim, com certeza. Mas ainda há um longo, longo caminho pela frente", disse.

"Nunca se sabe. Se você olhar para campeonatos no passado, alguns aconteceram de acordo com o esperado, outros não. Isso me lembra como as coisas podem mudar rapidamente. Em duas ou três atuações ruins, pode-se ter uma história diferente novamente", falou. "Vimos no ano passado, com o novo sistema de pontos. Por um lado você pode ter uma grande vantagem, um grande número, mas isso é um pouco falso porque você fica tentado pelo número alto. Mas você leva 25 pontos por uma vitória e zero se não completa a prova", emendou.

Vettel, por fim, declarou que não pode levar a sua campanha no automático somente porque é o atual campeão da F1. "Só porque nós ganhamos no ano passado você poderia argumentar que, ok, sabemos como fazê-lo. Mas isso não quer dizer que podemos esquecer todos os pequenos passos que você precisa dar para vencer."


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: