Por meio de comunicado nesta quinta-feira (24), a FIA confirmou que vai permitir o uso do difusor aquecido no restante da temporada, depois que as equipes concordaram em revogar a proibição feita pela entidade
A FIA confirmou nesta quinta-feira (14) que vai permitir o retorno o uso do difusor aquecido pelo restante da temporada, depois que as equipes, em acordo unânime, pediram que a proibição da utilização recurso fosse revogada. Após a polêmica discussão que marcou o GP da Inglaterra acerca da mudança nas regras, a entidade máxima não teve alternativa diante das reclamações dos times e precisou voltar atrás.
Para o fim de semana inglês, a FIA originalmente tinha ideia de limitar a passagem de gases pelos motores – na técnica conhecida como difusor aquecido – a apenas 10% da capacidade máxima. A Renault, fornecedora da Red Bull, no entanto, convenceu a entidade a aumentar essa margem a 50% do máximo, justificando uma questão de confiabilidade, mas a entidade acabou voltando atrás na manhã do sábado, o que revoltou a equipe austríaca.
A Mercedes, que fornece para a McLaren, por outro lado, conseguiu manter a passagem de gases em metade dos cilindros do motor para poder equilibrar a pressão do cárter. Para colocar fim às discussões, a federação máxima, então, realizou uma série de reuniões com as equipes em Silverstone, na tentativa de encontrar um denominador comum para a questão. De início, Ferrari e Sauber se mantiveram contra o retorno do difusor, mas, no fim domingo, as duas equipes decidiram apoiar as colegas e aceitaram a volta do uso do recurso, mas dentro das regras criadas no GP da Europa.
"Todos os carros vão correr sob as condições de 'Valência' para o restante da temporada", disse a entidade, por meio de nota, lembrando que, no GP da Europa, ficou proibido o mapeamento do motor entre a classificação e a corrida.
"Estamos otimistas de que não haverá protestos sobre qualquer mapeamento do motor, além das questões com relação ao difusor nesta temporada. Além da parte principal do acordo alcançado nas reuniões do Grupo Técnico de Trabalho, foi ainda acordado que nenhuma equipe vai entrar com protesto contra a outra nestes assuntos para o resto da temporada", completou a nota.
A técnica do difusor aquecido não será mais utilizada na temporada de 2012, por conta do novo regulamento técnico, que vai tornar pouco significativo o efeito do difusor do carro. "As equipes já concordaram em rigorosas restrições sobre a posição do cano do escapamento que vai resultar em uma saída muito mais alta e não tão perto do difusor", explicou a FIA, no comunicado. "O mapeamento do motor continuará a ser livre, dentro das limitações já existentes. Por isso, qualquer beneficio aerodinâmico será agora incidental com relação ao propósito original". acrescentou.
Fonte: Grande Prêmio
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