21 de julho de 2011

Evolução da Ferrari não é relacionada à proibição do difusor, diz Alonso

Fernando Alonso, da Ferrari, credita o fato de ter conseguido superar a Red Bull em Silverstone à evolução do próprio time e não à proibição dos difusores aquecidos. No entanto, reconhece que terá de confirmar essa evolução na Alemanha

Fernando Alonso, da Ferrari, acredita que o ritmo apresentado pela equipe italiana no último GP da Inglaterra é fruto da evolução do time, e não das mudanças no regulamento da categoria. O espanhol conquistou a primeira vitória do time de Maranello em Silverstone, mostrando um desempenho superior à dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, que até então apresentavam uma grande vantagem aos concorrentes nas corridas.

No entanto, a corrida inglesa foi disputada sob a regra do banimento dos difusores aquecidos em vigor. Se por um lado, especula-se que o fato da Red Bull ter sido alcançada se deve à falta do difusor, que tinha papel essencial no carro da equipe de Milton Keynes, por outro Alonso insiste que o ritmo da Ferrari foi equivalente ao da Red Bull por evolução da própria equipe, e não por causa das regras.

“Terminamos em segundo em Valência e em primeiro em Silverstone, então eu não acho que a mudança de regra foi benéfica para ninguém em particular”, avaliou o ferrarista, comparando o desempenho do GP da Inglaterra com o da Europa, quando o difusor foi permitido. Inclusive, a mudança na regra foi revogada e o dispositivo será liberado novamente para as próximas corridas.

No entanto, Alonso admitiu que suas chances de vitória melhoraram graças ao erro cometido pela Red Bull durante o pit-stop de Vettel, que até então liderava a corrida. “O problema nos boxes ajudou na corrida, visto que é sempre mais difícil de ultrapassar na pista”, explicou.

“É verdade que em algumas corridas eles nos passaram durante os pit-stops porque eram mais rápidos, mas desta vez eles foram mais lentos e nós que os ultrapassamos”, declarou o espanhol. “Às vezes eles conseguem fazer tudo certo, mas em Silverstone eles fizeram errado”, continuou.

Alonso reconheceu ainda que a Ferrari terá de confirmar sua evolução também na classificação em Nürburgring, neste fim de semana. O piloto se classificou a apenas um décimo da Red Bull em Silverstone, mas a forte chuva que caiu durante o treino pode ter mascarado os resultados. “Veremos o que acontece aqui”, afirmou. “A classificação é importante, mas é na corrida que os pontos são distribuídos, então é nisso em que vamos nos focar”, finalizou.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: