11 de julho de 2010

Webber vence a terceira; 2º, Hamilton continua líder

Barrichello é o melhor brasileiro, ao receber bandeirada em quinto lugar

Sem muitas dificuldades, Mark Webber conquistou sua terceira vitória em 2010, ao liderar todas as voltas do GP da Inglaterra de F-1.

O australiano liderou todas as voltas e viu seu principal rival, o companheiro de equipe Sebastian Vettel, ter o pneu furado e terminar em sétimo. No entanto, Lewis Hamilton foi o segundo e sustentou a liderança do campeonato, com 145 pontos.

Nico Rosberg completou o pódio para a Mercedes, quebrando um jejum de seis corridas fora do "top 3", com Jenson Button sendo o grande destaque da corrida, apostando em uma estrategia diferente e evoluindo dez posições, chegando em quarto e ficando 12 pontos atrás de seu parceiro da McLaren no campeonato.

Em ótimas performances, Rubens Barrichello, da Williams, e Kamui Kobayashi, da Sauber, foram quinto e sexto, respectivamente, com Vettel terminando em sétimo após passar Adrian Sutil, da Force India, nas últimas voltas. Michael Schumacher, no outro Mercedes, e Nico Hulkenberg, parceiro de Barrichello, completaram a zona de pontuação.

Já Felipe Massa teve um pneu furado no início, buscou uma recuperação e rodou nas voltas finais com sua Ferrari, terminando em 15°, uma posição atrás de seu parceiro, Fernando Alonso, que cumpriu um "drive through" por ter ultrapassado a Renault de Robert Kubica cortando caminho e teve de parar na penúltima volta com um pneu furado. Um fim de semana desastroso para os italianos.

A corrida em detalhes

No segundo confronto direto entre Vettel e Webber na temporada, o alemão levou a pior: perdeu a posição na largada, saiu da pista duas vezes e caiu para último, com o pneu furado. A mesma coisa aconteceu com Massa, em dividida com Alonso. Com isso, Webber e Hamilton escaparam na frente, seguidos de Kubica, Rosberg, Alonso e Barrichello. Button, por sua vez, pulou para oitavo, após sair em 14°.

Webber foi abrindo aos poucos, ficando cerca de 2s5 à frente de Hamilton após dez voltas, com os dois disputando um GP à parte, enquanto a diferença entre Kubica, terceiro, e Kobayashi, nono, era de pouco mais de cinco segundos. O polonês era, em média, dois segundos mais lento que os ponteiros.

Foi a volta 11 que a janela de pit stops foi aberta, com Schumacher, que estava preso atrás de Barrichello; já Lucas di Grassi era o primeiro a abandonar com problemas mecânicos. Alonso, Barrichello e Kobayashi pararam nos boxes na volta seguinte, os três à frente de Schumacher. Kubica fez o mesmo no 13º giro e voltou na frente de Alonso.

A volta 16 viu Rosberg, Sutil e Petrov nos boxes, com o alemão da Mercedes ganhando a posição de Kubica após sua parada, enquanto Hamilton trocou os pneus na passagem seguinte. O polonês perderia também o posto para Alonso na pista, no exato momento em que Webber trocava os pneus e voltava à frente de Hamilton, sustentando a ponta após 17 voltas.

A boa corrida de Kubica acabou na volta 20 com uma quebra limpa, no sistema de transmissão, para alívio dos pilotos que vêm atrás. Button aguardou 22 voltas para parar, retornando atrás de Alonso, em sexto lugar. Ou seja: evoluiu oito posições neste período. E, a partir de então, a corrida se tornou monótona, com nenhuma disputa pelas dez primeiras posições.

Com 26 voltas completadas, De la Rosa perdeu parte da asa traseira em contato com Liuzzi, enquanto Alonso recebeu um "drive through" por ter ultrapassado Kubica cortando uma curva. Neste mesmo momento, Hulkenberg fez sua parada quando era terceiro, retornando em 11°. Só que, antes de Alonso cumprir sua punição, o safety car entrou na pista para a limpeza dos detritos deixados por De la Rosa, que abandonou.

O carro de segurança saiu no fim da volta 30, com Webber sustentando a ponta e Alonso caindo para 16°, ficando à frente apenas das equipes novatas. Na pista, diversas disputas, com 19 segundos separando os 16 primeiros. Lá atrás, Massa, Vettel e Alonso sofriam para passar carros mais lentos, enquanto Sutil tomava o posto de Schumacher.

Com 40 voltas, Massa rodou e foi obrigado a ir para os boxes, enquanto Vettel era outro que passava Schumacher e pulava para oitavo. Seis voltas depois, Alguersuari atolou seu Toro Rosso na última curva. Curiosamente, a duas voltas do fim, Alonso trocou os pneus e caiu de 12° para 14°, após sofrer um toque de Liuzzi.


Resultado final

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1h24min38s200 ( 52 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s360
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 21s307
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 21s986
5°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 31s456
6°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 32s171
7°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 36s734
8°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 40s932
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 41s599
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 42s012
11°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 42s459
12°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 47s627
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 59s374
14°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1min02s385
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min07s489
16°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 1 volta
17°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 1 volta
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
20°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 2 voltas


Fonte: Tazio

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