2 de julho de 2010

RallySprint: Kimi Encanta






Na pista do Lanterna, o finlandês mostrou que está na pista certa

Talvez desta vez estejamos aqui afinal. Após seis meses de imersão total em seu novo mundo, Kimi Räikkönen está na pista certa para se tornar um piloto de rali. E talvez ele tenha encontrado a direção certa na Itália, em Liguria, onde ele brigou bem com um piloto do calibre de Ogier. Sem esquecer das estrelas do Troféu Asfalto. Com diferentes trajetórias de quase todos os outros, "linhas de traçado", digamos assim, Räikkönen finalmente montou no Rali da Lanterna as peças de seu quebra-cabeça pessoal. Pelo menos em relação ao asfalto, foi um novo elemento para ele nos ralis e num carro de WRC. A única experiência que ele tinha no passado foi no Marca, no ano passado, em apenas alguns estágios antes de perder uma roda de seu Grande Punto Abarth S2000. Nestas condições, após testar seu C4 WRC apenas no shakedown, o finlandês imediatamente manteve o mesmo ritmo dos mais experientes antes dele. E isto numa situação difícil, onde o chão dos primeiros três estágios mudavam quase a cada curva, por causa da chuva intermitente.

Um Räikkönen finalmente à vontade no esporte que ele ama e pelo qual deixou a F1 que ele não amava mais. Um Räikkönen valente, que no estágio mais longo, de 27 km, enlouqueceu os freios na primeira passada, enquanto na segunda ele quase destruiu a roda dianteira esquerda e a direita traseira durante os "cortes", tentando ganhar décimos e se manter atrás de Ogier. "Tentamos, mas não foi possível," diz o pacífico Kaj Lindström, o co-piloto que se importa com Kimi como uma galinha com seus pintinhos. Ok, não deu certo, mas a exploração vai continuar.

Sempre sendo examinado

"Este é apenas o décimo segundo rali de minha vida," Kimi disse logo antes da corrida com um pouco de timidez, até modéstia, mas não para encontrar justificativas. Ou talvez sim. Por trás desta máscara aparentemente impenetrável, Kimi "Olhos de Gelo" provavelmente não deve ter se sentido confortável muitas vezes durante este ano. A cada vez ele teve que encarar um novo exame e raramente ele obteve uma nota passável. Não foi fácil. Ninguém antes dele jamais encarou o salto da F1 para o rali tão de repente e num nível tão alto. Ir, quase sem rede de segurança, desafiar pessoas como Loeb e seus amigos, que conhecem de cor os estágios do campeonato e que sabem como preparar o ajuste adequado do carro WRC, não é nem um pouco fácil. Nem mesmo para um campeão mundial de f1. Parece até uma coisa presunçosa. E talvez seja um pouco. Mas a abordagem de Räikkönen ao novo esporte não foi nem um pouco presunçosa, pelo contrário, aconteceu com humildade. Você nunca viu um campeão de F1 ou de outro esporte, deixar tudo para trás e começar tudo de novo, com a nem tão tenra idade (para este esporte) de 30. Kimi começou nos ralis quando os outros já alcançaram o sucesso e já estão pensando em parar...

Tudo e agora para Kimi

Muito mais suave foi o aprendizado de Robert Kubica, o outro piloto de F1 que ama os ralis. O polonês corre sempre que pode e sempre no asfalto, pelo menos até agora. Quando ele se mudar definitivamente, já será um piloto de rali. Mas não Kimi. Ele não deu tudo de si antes. Ele sempre quis fazer tudo e imediatamente, ao vivo. Sua folha de balanço após seis meses é pobre, mas só porque o objetivo que ele escolheu era praticamente inalcançável. Na suécia, ele correu sua terceira corrida no gelo, a segunda num carro WRC. Ele se mostrou num festival de saídas de pista, mas não danificou muito o carro e naquelas condições isto já é algo bom. No México, ele fez sua estreia no cascalho num carro de ponta, e não estava indo nada mal. "Ele vai mais rápido que a música," dizem na França quando alguém exagera e perde a batida. E Kimi exagerou no México, mas simplesmente porque queria ir até o limite. E achamos que é normal, para alguém cujo trabalho é ser um piloto de corridas...

Então teve a Jordânia, onde ele conquistou seus primeiros pontos. Mas o oitavo lugar obtido no Oriente Médio não o satisfez, e ele nos mostrou isto fazendo um gesto com a mão. Então, o primeiro raio de luz, o quinto lugar na Turquia. Sempre com uma distância enorme da ponta (mais de 6 minutos), mas à frente de pilotos muito mais experientes do que ele, como por exemplo Matthew Wilson. Que é jovem, experiente, e com um pacote de ponta. "Na Turquia, gostei de mim mesmo," sussurra Kimi com um rastro de voz. Após ter perdido a Nova Zelândia, que não estava em sua programação, Räikkönen chegou a Portugal, onde "tive mais dificuldades que esperava e não pude fazer nada de bom," explica o Homem de Gelo.

Agora vem o asfalto

E agora, a Bulgária, o promissor asfalto depois da bela corrida no Lanterna, depois a Finlândia, onde ele já correu com o S2000, indo rápido, e depois asfalto novamente na Alemanha, uma corrida técnica e difícil. Serão três ralis onde Kimi pode ir realmente bem. Então teremos o grand finale, com duas corridas certamente difíceis para ele como o Japão e Gales e mais duas no asfalto como a França e a Espanha, onde ele pode surpreender novamente. No fim, Kimi vai decidir o que fazer, se ele continuará nestes ralis que ele ama, ou não. "Sem pressão, não estou com pressa para decidir," ele sussurra.

Fonte: RallySprint
Agradecimento: TaniaS
Tradução: Fran

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